Covid-19: CNA doa concentradores de oxigênio para pacientes do Amazonas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai doar 38 concentradores de oxigênio (CPAP) com 10 litros para atender pacientes internados com a covid-19 em hospitais públicos de Manaus e do interior do Amazonas.
O estado vive um pico da doença e está com déficit na oferta de oxigênio para atender a população infectada com o novo coronavírus.
“Esses equipamentos serão muito bem-vindos neste momento extremamente crítico. Eles têm a facilidade de não necessitar de recarga de oxigênio porque são elétricos e convertem o ar do ambiente em oxigênio para o paciente”, afirmou Muni Lourenço, vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea).
A CNA e o Comando Militar da Amazônia estão organizando o transporte aéreo dos equipamentos de Belo Horizonte (MG) para o galpão logístico do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), e, em seguida, para Manaus.
Segundo Muni Lourenço, esta semana o oxigênio acabou nos municípios de Itacoatiara e Coari, levando diversos pacientes a óbito.
“A situação é grave. Cada concentrador desses atenderá um paciente de covid e se multiplicará pela quantidade de dias e de novos pacientes que utilizarão após o término de cada tratamento”, afirmou.
A entrega dos equipamentos aos hospitais do Amazonas deve acontecer ainda nesse final de semana.
Da CNA