Alysson Paolinelli, o visionário da revolução agrícola tropical (vídeo)
O visionário da revolução agrícola tropical. Assim pode ser chamado Alysson Paolinelli, mineiro de Bambuí, agrônomo, professor universitário, secretário de Agricultura/MG e depois ministro da Agricultura. Nessas andanças levava um sonho: viabilizar uma tecnologia agrícola tropical, até então inexistente, e assim buscar a autossuficiência alimentar do Brasil, na época um importador de alimentos básicos. Desse impulso que nasceu a revolução agrícola tropical, liderada por Paolinelli nos anos 1970, e que se projetou pelas décadas seguintes, tornando o país protagonista da agricultura e da segurança alimentar mundial, além de contribuir para a maior parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas. Por esse legado, Paolinelli está sendo indicado para o Nobel da Paz 2021. É um pouco dessa história que você pode acompanhar neste vídeo.
Alysson Paolinelli – Revolução Agrícola Tropical, Sustentabilidade e Paz, título do vídeo, é uma produção da Rede Alysson Paolinelli Nobel da Paz 2021.
A indicação do ex-ministro da Agricultura ao prêmio foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee) pelo diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), professor Durval Dourado Neto.
Mais informações sobre a campanha nas mídias sociais:
https://www.facebook.com/paolinelli.nobelpeaceprize2021/
https://instagram.com/paolinelli.nobelpeaceprize2021?igshid=1s2ok73kp2qms
https://www.linkedin.com/in/paolinelli-nobel-peace-prize-44a3a5203/