RS: Dia de Campo incentiva agricultura conservacionista

Dia de Campo sobre Agricultura Conservacionista em Sertão Santana
Atividade reúne cerca de 450 produtores de Sertão Santana e região- Divulgação/Syngenta

Em novembro, a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs), em parceria com a Emater e com patrocínio da Syngenta, promoveu um dia de campo no município de Sertão Santana. A atividade é parte integrante do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água e apresentou aos participantes técnicas de agricultura conservacionistas e seus resultados.

A ação envolveu aproximadamente 450 produtores de 11 municípios da região. O foco foi o plantio de fumo, atividade principal da propriedade que sediou o dia de campo. Foram montadas seis estações, por onde todos os visitantes passaram para ouvir rápidas palestras e demonstrações na prática: 1 – Apresentação e Gestão da Propriedade; 2 – Gestão Ambiental e depósito de agrotóxicos; 3 – Projeto Colmeia Viva (Sindiveg) e GeoApis (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas); 4 – Gestão Ambiental pelo CAR/PRA; 5 – Sistema de irrigação e Fertirrigação; 6 – Conservação de Solo.

De acordo com Clair Schäeffer, técnico do escritório da Emater de Sertão Santana, as técnicas apresentadas são fundamentais para que o produtor possa atingir melhores resultados, até mesmo nas pequenas propriedades.

“Iniciativas como essa elevam a qualidade do plantio e viabilizam a promoção das boas práticas junto a produtores rurais. Além disso, a participação no Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água no Rio Grande do Sul reforça os compromissos assumidos pela Syngenta por meio de nosso Plano de Agricultura Sustentável”, explica Tiago Noronha, gerente de Assuntos Públicos da Syngenta.

“Essa metodologia viabiliza e reforça o intercâmbio entre agricultores e técnicos, que é muito proveitoso para os pequenos produtores”, destaca.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta