Sérgio Souza assume comando da FPA em substituição a Alceu Moreira

Foto: Divulgação/FPA

Eleito em dezembro de 2020 presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) assumiu a liderança do colegiado nesta terça-feira 2, em cerimônia que contou com a participação da ministra Tereza Cristina (Agricultura). A nova diretoria estará à frente da bancada no biênio 2021/22.

Em discurso, o parlamentar disse que “a missão da frente é proteger o setor que tanto gera empregos, renda, impostos e responde por 50%, de forma direta e indireta, do PIB do país”. Sergio Souza enfatizou ainda que a vocação do Brasil é agro.  “E a nossa missão como parlamentares é defender o setor que representamos.”

Antecessor de Souza, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) agradeceu a colaboração da ministra Tereza Cristina (Agricultura) em projetos importantes para o agro nacional e dos membros e funcionários da FPA. “Meu sentimento é de gratidão.”

Alceu afirmou ainda que é o agronegócio que toca essa roda dentada chamada Brasil. “E é da nossa força que este povo depende. Portanto, deixo aqui meu abraço e me despeço da presidência da FPA, passando de imediato esta responsabilidade ao Sérgio Souza, sem ter do que reclamar. Vocês me ajudaram a me tornar um deputado melhor.”

A ministra Tereza Cristina, que também já foi presidente da FPA (2018), enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pelo colegiado. “Estamos juntos para um novo momento para que as pautas do agro possam caminhar.  É isso que os produtores e brasileiros esperam de nós – a frente novamente pronta para trabalhar em prol do nosso agronegócio”.

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, também participou da solenidade. Durante a cerimônia, houve o descerramento da foto oficial de Alceu Moreira na galeria de ex-presidentes da FPA.

Perfil do novo presidente

Nascido no Vale do Ivaí (PR), Sérgio Souza é filho de produtores rurais e dividiu seu tempo de juventude entre a lida no campo e os estudos. Graduado em direito pela Universidade Tuiuti do Paraná, o novo presidente da FPA começou a vida pública como suplente no Senado em 2010, onde seguiu até o fim do mandato, em 2014, quando foi eleito deputado federal pela primeira vez.

Atualmente, o parlamentar está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, onde já presidiu as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e de Desenvolvimento Rural e de Finanças e Tributação.

Clique aqui para conhecer a Mesa Diretora da FPA no biênio 2021/2022.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: