Senado aprova projeto que cria Fundo de Investimentos do Agronegócio

Foto: Pedro França/Ag. Senado

Considerado como alternativa para estimular a entrada de produtores no mercado de capitais e de investidores interessados no agro, o projeto de lei que cria o Fundo de Investimentos do Agronegócio (FIAgro) foi aprovado pelo Senado Federal. A proposta (PL 5191/2020) ainda terá os destaques apreciados pelos senadores, em nova sessão, antes de seguir à sanção presidencial.

O projeto prevê que investidores possam adquirir cotas dos fundos, criando a possibilidade de incluir mais recursos para serem investidos no setor agropecuário. Estabelece também a possibilidade de produtores ofertarem suas propriedades, com o recebimento de cotas.

Caso sancionado, o FIAgro seguirá os moldes dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Assim, todo cidadão interessado em investir no agronegócio terá a possibilidade de obter rendimentos do setor que mais gera riquezas no país, respondendo por 21,4% do PIB brasileiro. Em 2019, segundo a CNA, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$1,55 trilhão.

O senador Zequinha Marinho (PSC-PA), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Senado, esclarece que, “ao ampliar as fontes de financiamento, o FIAgro cria melhores condições para que o setor possa contribuir para a retomada do crescimento da nossa economia”.

Autor do projeto, o deputado federal Arnaldo Jardim, diz que com o FIAgro os produtores rurais poderão captar dinheiro sem necessidade de recorrer ou depender exclusivamente de financiamentos com recursos públicos ou bancários. “Na medida em que evoluem e se modernizam os instrumentos de captação da atividade, reduz-se a pressão do setor agrícola sobre o governo federal, em termos de necessidade de crédito e subvenção ao custeio das safras.”

Em nota, a FPA ressalta que o FIAgro representa ainda a profissionalização da gestão patrimonial e da produção do setor, uma vez que para reduzir os riscos inerentes a qualquer investimento os fundos buscarão administradores profissionais ligados ao agro.

Da FPA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: