Com apoio da FPA, Senado aprova criação de Fundo de Investimento do Agronegócio

Deputado Arnaldo Jardim é o autor do projeto de lei que criou o FIagro – Foto: Câmara dos Deputados

O Senado aprovou, na noite dessa terça-feira (2), o Projeto de Lei (5191/2020), que cria o Fundo de Investimentos do Agronegócio (FIAgro). A proposta permite que investidores possam adquirir cotas dos fundos, atraindo mais recursos para agropecuária, e abre a possibilidade de os produtores ofertarem suas propriedades, com o recebimento de cotas. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) participou das articulações para aprovação do texto, que agora segue para sanção presidencial.

Segundo a FPA, quando for sancionado, o FIAgro seguirá os moldes dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). “Todo cidadão interessado em investir no agronegócio terá a possibilidade de obter rendimentos do setor que mais gera riquezas no país”, informa a Frente Parlamentar da Agropecuária em nota.

Autor da proposta deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) destacou que, com o FIAgro, o produtor rural poderá captar recursos sem necessidade de recorrer ou depender exclusivamente de financiamentos com recursos públicos ou bancários.

“Assim, na medida em que evoluem e se modernizam os instrumentos de captação da atividade, reduz-se a pressão do setor agrícola sobre o governo federal, em termos de necessidade de crédito e subvenção ao custeio das safras”, enfatiza Arnaldo Jardim

“Esse projeto moderniza e dá um gás maior para que a agricultura possa ajudar o país no processo de retomada econômica. O agronegócio foi o único setor do Brasil que cresceu de forma expressiva e sustentada e é muito importante trazer novas fontes de financiamento para continuar e firmar essa tendência de crescimento do setor”, disse o senador Zequinha Marinho (PSC-PA), acrescentando que o FIAgro deve contribuir para o “fortalecimento dos pequenos e médios agricultores familiares”.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: