Inovação é crucial para o avanço da atividade rural, avalia presidente da Faemg

Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de MG – Foto: Wenderson Araujo/CNA/Divulgação

“Não é possível continuar o processo agrícola sem inovação. Estamos passando por mudanças e aquele produtor que não se preparar ficará à margem [do negócio]”, alerta o presidente do Sistema Faemg/Senar/Inaes/Sindicatos, Roberto Simões.

Para ele, a assistência técnica e gerencial é imprescindível para alavancar o avanço tecnológico na atividade rural. “No caso do leite, temos pequenos produtores que, com dois, três anos de acompanhamento, aumentaram bastante a produção, com qualidade”, exemplifica Simões.

O presidente da Faemg ressalta ainda que o Brasil enfrenta dificuldades no acesso à inovação.  “Temos um problema severo: 75% do meio rural não têm boa conectividade. Por isso, precisamos modernizar o agro.”

Segundo ele, as federações de agricultura estão procurando soluções para ampliar a inovação no campo. “Os problemas das federações são comuns. Mas estamos solucionando-os. Um deles: os jovens estavam distantes das questões rurais. Promovemos encontros entre eles e os produtores, criamos o NovoAgro 4.0 e desenvolvemos ações, como os hackathons.”

Startups

Outra ação das federações, pontua Simões, é o apoio às startups. “Nos deparamos com startups caindo no vale da morte por falta de financiamento. Nos unimos com a FCJ Venture Builder para criar um fundo de investidores para as agtechs. E estamos trabalhando para desenvolver as soluções.”

De acordo com ele, também é necessário buscar parcerias com outros segmentos para expandir a inovação no campo. “Temos que avançar juntos com outros setores para que a evolução seja para todos. Queremos expandir as ações e conectar cada vez mais.”

A manifestação de Simões ocorreu durante o AgEvolution Talks: Federações Inovadoras, promovido pelo Canal Rural. Também participaram do evento os presidentes das Federações da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, e do Mato Grosso (FAMATO), Normando Corral. O encontro foi mediado pelo editor-chefe do AgEvolution, Daniel Azevedo.

*Com informações da CNA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Inovação é crucial para o avanço da atividade rural, avalia presidente da Faemg

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: