Morre João Pratagil, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical

João Pratagil também foi professor e teve trabalhos reconhecidos por instituições de pesquisa – Foto: Embrapa/Divulgação

Morreu na madrugada desta terça-feira (9) João Pratagil Pereira de Araújo, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.  Cearense de Fortaleza, ele deixa esposa e três filhos. João Pratagil formou-se em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias – CCA da Universidade Federal do Ceará – UFC, fez mestrado em Fitotecnia pelo CCA da UFC e doutorado em Agronomia pela Esalq – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo.

Pesquisador da Embrapa desde 1976, exerceu as funções de pesquisador, coordenador e gestor. Foi autor de artigos científicos, resumos científicos, comunicados técnicos, relatórios, monografias e livros publicados no Brasil e exterior. Na Embrapa Arroz e Feijão foi pesquisador e coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Feijão-Caupi, onde foi responsável pelo desenvolvimento de 11 cultivares de feijão-caupi. No Centro Nacional de Pesquisa de Caju, foi pesquisador, coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Caju, chefe Adjunto de Apoio, chefe adjunto Técnico e chefe-geral. Na Embrapa Agroindústria Tropical foi chefe-geral, chefe adjunto Transferência de Tecnologia e, atualmente, pesquisador nas áreas de prospecção, inovação e avaliação de tecnologias.

Foi gerente da Câmara Setorial do Caju (dois mandatos) e membro do Comitê Gestor do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada do Nordeste – PADFIN do Ministério da Agricultura.

Também foi assessor do presidente da Embrapa e coordenador da comissão que elaborou a proposta de criação do Centro Nacional de Pesquisa de Agroenergia – Embrapa Agroenergia e do Projeto FINEP/Embrapa para sua implementação.

Na Secretaria da Agricultura Irrigada do Estado do Ceará – SEAGRI, ele foi assessor e gestor do convênio Embrapa/SEAGRI e coordenador do Projeto Gestão Tecnológica para o Desenvolvimento da Agricultura irrigada do Ceará do CNPq/SEAGRI.

Foi um dos fundadores do Pacto de Cooperação do Ceará e do Agropacto – Pacto de Cooperação da Agropecuária do Ceará e do Grupo da Agropecuária Cearense.

Em outras organizações, exerceu as funções de Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará – EPACE, Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT e Presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC.

Entre os prêmios e distinções recebidas destacam-se a o Prêmio Jovem Cientista do CNPq – Menção Honrosa, em reconhecimento à sua contribuição à produção de alimentos básicos no Brasil; o Prêmio Agripec Honra ao Mérito Agrícola, em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento dos agronegócios do Estado do Ceará e a distinção como Herói da Revolução Verde brasileira, outorgado pela FAO-ONU, Embrapa, ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal e ABAG – Associação Brasileira de Agribusiness, por sua contribuição à revolução verde brasileira.

Foi Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica, foi colunista do Jornal AgroValor e articulista do blog Inova Mundo.

Da Embrapa Agroindústria Tropical

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: