Com apoio do Senar, propriedade de leite de MG aumenta produção em 300%

Técnico Antônio Luiz (E) com a produtora Eurilane Provazi e o marido, Sargir Moureira – Foto: Senar/MG/Divulgação

Com o apoio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg/Senar/Inaes, a vida da produtora mineira Eurilane Gisele Provazi melhorou muito desde julho de 2020. A principal mudança foi deixar o emprego em outra fazenda, dois meses depois, e passar a se dedicar integralmente a sua produção. O resultado foi o aumento da produção e da renda.

Seguindo as orientações do ATeG, ela passou a fazer duas ordenhas diárias em sua propriedade, no município de Veríssimo, e viu a produção saltar de 50 para 200 litros por dia, com o mesmo rebanho. O resultado também apareceu na renda, que teve incremento de cerca de 40%.

“É gratificante. Hoje estou ganhando mais trabalhando somente por conta própria. E ganhei muito em qualidade de vida”, diz Eurilane. Aos 43 anos, ela celebra poder descansar, acordar um pouco mais tarde e, especialmente, ter mais tempo livre com o marido e os dois filhos.

“Eu acordava às 3h para tirar leite do meu rebanho e às 6h já estava em outra fazenda, onde fazia mais duas ordenhas. Precisava trabalhar fora para complementar a renda. No começo foi bem difícil, tirava pouco leite e não tinha o conhecimento necessário”, conta.

Para o técnico de campo que atende Eurilane, o zootecnista Antônio Luiz de Andrade Filho, as melhorias foram alcançadas, principalmente, com manejo nutricional e de ordenha e controle sanitário. “É uma grande emoção ver a diferença que conseguimos fazer na vida da produtora. No final do ano passado, ela comprou coisas novas para a casa e passou um Natal com fartura”, enfatiza.

“O Programa ATeG tem proporcionado mudanças significativas nas propriedades e que impactam diretamente na vida familiar, como na de Eurilane. São muitos casos de sucesso na bovinocultura de leite e nas demais culturas que integram o programa”, destaca o gerente regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes, Caio Oliveira.

*Com informações do Senar Minas

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: