Produção de banana em Goiás deve alcançar 202,9 mil toneladas em 2021

Foto: Fredox Carvalho/Seapa/Gov. GO

A produção de banana de Goiás deve alcançar 202,9 mil toneladas na safra 2021, fazendo do estado o 10º maior produtor nacional. Os dados são destaque no boletim informativo Agro em Dados de abril, produzido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), órgão do governo de Goiás.

A estimativa é de que a produção alcance uma área de 13 mil hectares em Goiás, com uma produtividade média de 15,6 toneladas por hectare. Atualmente, o estado tem 2,5 mil estabelecimentos produtores de banana, distribuídos em 109 municípios.

Anápolis aparece em primeiro lugar entre os municípios goianos que mais produzem, seguido por Uruana (2º) e Pirenópolis (3º). Completam o ranking estadual de produtores da fruta Itaguaru (4º), Santa Isabel (5º), Petrolina de Goiás (6º), Itauçu (7º), São Luís de Montes Belos (8º), Jaraguá (9º) e Anicuns (10º).

A projeção para o valor bruto de produção da banana em Goiás, em 2021, é de R$ 406,8 milhões, o que representa um aumento de 42,7% em relação ao ano anterior.

O boletim Agro em Dados também destaca que a comercialização da fruta nas Centrais de Abastecimentos de Goiás (Ceasa) foi de 1,8 mil toneladas, em fevereiro, sendo 77,9% do total comercializado oriundo da produção do estado. Entre os tipos comercializados, a variedade prata corresponde à maioria, com 60,9%.

Outro ponto relevante é a atuação da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) na prevenção e controle de pragas em banana, a fim de garantir a sanidade da planta na produção. Conforme aponta o boletim Agro em Dados, a Agrodefesa realiza um trabalho de adesão ao uso de mudas certificadas de banana nos municípios goianos, o que resulta em qualidade fitossanitária do plantio.

Com isso, espera-se melhor desempenho da produção, o que possibilita a oferta de fruta de excelente qualidade ao consumidor goiano, além da possibilidade de geração de excedente para abastecer novos mercados.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a fruta tem um peso importante na mesa do goiano e recebe atenção especial do governo de Goiás.

“A banana é um importante cultivo, sobretudo para abastecimento do mercado interno, movimentando a economia de municípios por todo o estado, especialmente na geração de renda para pequenos agricultores. Por isso, o estado de Goiás tem uma atenção especial para a fruta, sobretudo na questão da sanidade, por meio da nossa Agrodefesa”, ressalta Lima Neto.

“Além de trabalhar o cuidado com a fonte de renda desses produtores, o governo age para que os produtos que chegam na mesa do goiano sejam de qualidade”, pontua o secretário.

Dados nacionais

Conforme o boletim Agro em Dados de abril, a produção de banana no Brasil é absorvida quase que integralmente pelo mercado interno. Em 2020, apenas 84,3 mil toneladas de bananas foram exportadas, tendo como destinos principais o Uruguai e a Argentina. Em Goiás, não houve registro de exportação desta fruta em 2020.

Para o ano de 2021, segundo estimativa do IBGE, o Brasil deve produzir 6,9 milhões de toneladas, acréscimo de 3,3%, frente a 2020. Goiás deve participar com 2,9% dessa produção. A área plantada em 2021 está estimada em 473,3 mil hectares.

A banana se destaca na fruticultura nacional, sendo a segunda fruta em termos de área de cultivo, atrás apenas da laranja. Os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina são os principais produtores. Juntos, a participação deles é de 50,7% da produção nacional de banana.

Outros dados

O Boletim Agro em Dados de abril também destaca informação sobre a produção goiana de soja e milho, além da criação de bovinos, suínos, aves e pecuária leiteira. Inclui ainda dados sobre o trabalho das jurisdicionadas da Seapa, Emater, Agrodefesa e Ceasa.

Da Seapa/Gov. GO

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: