“Produzido por mulheres rurais”, o selo das agricultoras familiares de Roraima

1º Encontro das Mulheres Rurais em 8 de março de 2020 – Foto: Aliny Melo/Embrapa

A Embrapa Roraima realizará, nesta terça-feira (4), o lançamento do Selo “Produzido por mulheres rurais”. O evento ocorrerá às 9h, na sede da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Regime Familiar do PA Nova Amazônia (ASTRF-PANA), PA Nova Amazônia I, município de Boa Vista (RR).

O selo foi idealizado pela Embrapa Roraima por meio do projeto de transferência e tecnologia, custeado com recurso de emenda parlamentar da deputada federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR), buscando fortalecer a produção de hortaliças e frutas de agricultores familiares de áreas periurbana e rural do município de Boa Vista.

A ação tem como objetivo promover agregação de valor aos produtos comercializados com a participação de mulheres da agricultura familiar, incentivar sua autonomia e contribuir com a discussão de políticas públicas a serem implementadas no estado.

Foram produzidos 60 mil selos com a identificação “Produzido por mulheres rurais”, que serão entregues às associadas da ASTRF-PANA, para serem utilizados em produtos in natura ou em embalagens, como forma de promover a comercialização dos produtos, valorizar o papel da mulher no meio rural e agregar valor à produção.  A ASTRF-PANA será responsável pelo gerenciamento dos produtos que utilizarão o selo.

“O selo foi idealizado para valorizar o papel da mulher rural e agregar valor aos seus produtos nos mercados e feiras locais”, reforça a chefe adjunta de Transferência e Tecnologia da Embrapa Roraima, a pesquisadora Hyanameyka Evangelista.

A Embrapa Roraima seguirá todos os protocolos e medidas de segurança no evento, como distanciamento e número reduzido de pessoas para evitar aglomeração.

Projeto de Transferência de Tecnologia

As atividades do projeto serão realizadas por meio do desenvolvimento de ações de transferência de tecnologia da Embrapa Roraima que beneficiem as famílias, compartilhando soluções e diversificando a produção, como forma de aumentar a produção, a produtividade e a renda das famílias.

O projeto visa a implantar 10 unidades de referência tecnológica (URT) com cultivos de espécies olerícolas (pimentão, tomate, folhosas, temperos etc), frutíferas e espécies que promovam adubação verde. A iniciativa visa também a implantação de composteiras domésticas para aproveitamento dos resíduos orgânicos, objetivando produzir substrato e adubos para produção de mudas frutíferas que serão plantadas em pequenas áreas e quintais urbanos.

Para desenvolver os trabalhos a Embrapa Roraima conta com a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e Abastecimento de Roraima (Seapa) por meio de assistência técnica, extensão rural.

Da Embrapa Roraima

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: