Aiba: Programa Jovem Aprendiz na Área Rural retoma aulas presenciais

Foto: Divulgação/Aiba

Após um longo período de paralisação, em consequência da pandemia de covid-19, a Fazenda Modelo Paulo Mizote retomou as aulas do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural, informa a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Os 78 alunos matriculados em dois turnos, que estavam estudando remotamente desde fevereiro, iniciaram os módulos práticos da capacitação técnico-profissional.

Nessa quinta-feira (5), membros da diretoria da Aiba, representados pelo presidente Odacil Ranzi e pelo diretor financeiro, Hélio Hopp, deram as boas-vindas aos aprendizes, ao lado da secretária municipal de Educação da Barreiras, Gabriela Nogueira, e da subsecretária Cátia Alencar. O município vai contribuir com a iniciativa, por meio de um acordo de cooperação técnica que permite a cessão do transporte escolar.

“É gratificante encontrarmos jovens dispostos a se profissionalizar e trabalhar para o crescimento da agricultura brasileira. Essa é uma excelente oportunidade para eles, que podem ser contratados em definitivo após o período de instrução, e para os produtores, que terão profissionais capacitados em suas propriedades”, disse Odacil Ranzi, presidente da Aiba.

Durante a formação, que dura aproximadamente 10 meses, os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre saúde do trabalhador rural, importância das culturas da soja, do algodão e do milho, preparo do solo, manejo da cultura, manejo fitossanitário e irrigação, dentre outras disciplinas. Além da sala de aula, na Fazenda Modelo que eles têm o contato com a terra e aprendem técnicas de plantio e operam equipamentos agrícolas.

“Temos o entendimento que precisamos manter os protocolos de segurança visando o enfrentamento da covid-19, o retorno das atividades presenciais na Fazenda Modelo, representa a força e o otimismo do agronegócio, que como sempre vem lutando e trazendo oportunidades para todos”, afirma Valmir Júnior, supervisor de produção da Fazenda Modelo.

Todas as orientações dos órgãos sanitários, que tem como objetivo a prevenção à covid-19, continuarão sendo adotadas durante o translado e as aprendizagens. As aulas foram retomadas nessa quarta-feira (4).

O programa

Criado em 2013, o Programa Jovem Aprendiz na Área Rural atende à Lei 10.097/2000, cujo texto determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de aprendizes.

Sob a coordenação da Aiba, Cetep e Senar/SPRB oferecem a capacitação aos matriculados. O programa conta ainda com o apoio da Codevasf, que cedeu o terreno para a implantação da Fazenda Modelo. Somado a tudo isso, empresas do ramo agrícola e os produtores associados da Aiba também investiram recursos para a infraestrutura, doaram equipamentos e maquinários.

Da Aiba

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: