Embrapa Gado de Leite reinaugura Laboratório de Nanotecnologia

Foto: Divulgaçao

A Embrapa Gado de Leite reinaugura nesta quinta-feira (19)) seu laboratório de Nanotecnologia para Saúde e Produção Animal, agora renomeado como “Laboratório de Inovação em Nanobiotecnologia e Materiais Avançados para Pecuária”.

Segundo os pesquisadores Humberto Brandão e Juliana Gern, da Embrapa Gado de Leite, a reforma teve como objetivo a ampliação e modernização do espaço físico para atender as condições de segurança laboratorial e de integração das atividades de pesquisa, adequando-se aos requisitos de qualidade da Embrapa.

“Temos agora um espaço que foi estruturado para desenvolver pesquisas de segurança básicas e aplicadas que resultarão em produtos para o setor pecuário”, afirmam os pesquisadores.

Na Embrapa, o laboratório está integrado à Rede Agronano e foi criado em 2008 com objetivo de conduzir atividades de pesquisas relacionadas à caracterização de nanomateriais e de micro e nanoestruturas do leite; liberação controlada de princípios ativos (e.g. medicamentos, proteínas e outros) e estudos de segurança  de nanomateriais.

“Desenvolvemos pesquisas e produtos de interesse da pecuária nacional e nos relacionamos com empresas privadas para o desenvolvimento conjunto de tecnologias”, explica Brandão. “Já possuímos patentes concedidas no Brasil e no exterior de nanopartículas para o tratamento de mastite, além de nanopartículas de própolis para tratamento de várias infecções”.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: