Morre no RS Darcy Walmor Zibetti, expoente do Direto Agrário brasileiro

Darcy Walmor Zibetti, presidente da Ubau – Foto: Ubau/Divulgação

Morreu na madrugada desta quinta-feira (16), em Porto Alegre, o professor doutor Darcy Walmor Zibetti, 84 anos, presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários (Ubau) e um dos nomes mais destacados do Direito Agrário brasileiro. Por muito tempo, ele foi colaborador do suplemento rural do Correio do Povo, sendo responsável pela seção “Legislação Agrária”.

Zibetti estava internado no Hospital Santa Rita, do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde fazia tratamento de um câncer na bexiga.

Natural de Arroio do Meio (RS), filho de agricultores descendentes de italianos, técnico agrícola e formado em Direito pela Universidade do Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Zibetti foi o primeiro procurador no estado do então Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra), hoje Incra, cargo que ocupou até se aposentar.

Zibetti também foi fundador do Idasul (Instituto de Direito Agrario e Ambiental do Sul – Joaquim Luiz Osório), onde promoveu o Direito Agrário, sob o slogan “Dê à Terra o direito que ela tem: produzir”. Em 1975, lançou a “Campanha da Função Social da Terra”, responsável pela divulgação do Estatuto da Terra e do Direito Agrário no RS.

O professor doutor foi ainda membro e coordenador no RS da Associação Brasileira de Direito Agrário (ABDA), sócio fundador da Academia Brasileira de Letras Agrárias (ABLA) e membro da União Mundial dos Agraristas Universitários (Umau), com sede em Pisa, Itália.

Sempre preocupado com a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, pecuaristas e trabalhadores rurais e apaixonado pelo trabalho com a terra, ele contribui para a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Brescia (RS), para o qual prestou assessoria jurídica gratuita.

Zibetti foi professor de Direito Agrário das Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis (atual UniRitter), em Canoas (RS), e era doutor em Direito pela Universidade do Museo Social Argentino, de Buenos Aires.

Autor dos livros “Teoria Tridimensional do Direito Agrário no Espaço Rural: econômica, social e ecológica” e “O seguro Agrícola e o Desenvolvimento Sustentável”, Zibetti idealizou e coordenou o V Congresso Mundial de Direito Agrário da União Mundial dos Agraristas Universitários (Umau), realizado em Porto Alegre no ano de 1998.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: