Embrapa alerta: É hora de combater a broca-da-erva mate

Foto: Katia Pichelli/Embrapa

A broca-da-erva-mate (besouro corintiano) é uma praga que pode prejudicar bastante o desenvolvimento do erval, e novembro é um dos meses mais importantes para controlá-la.

Para melhor orientar os produtores sobre o assunto, Embrapa Florestas e Cogemate, em parceria com diversas instituições, está realizando uma campanha junto aos produtores de erva-mate para que estejam atentos às formas de controle da praga.

A melhor forma de combater a broca é com o uso do inseticida biológico Bovemax, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Florestas e a empresa Novozymes. Novembro e fevereiro são os meses de aplicação e, por isso, os produtores devem estar atentos.

No site da Embrapa Florestas os produtores encontram informações sobre a praga e orientações sobre como encontrar o produto. Além disso, nessa segunda-feira (25), foi realizado um evento on-line com diversas informações sobre o controle da broca-da-erva-mate, com a participação de Susete Chiarello Penteado, pesquisadora da Embrapa Florestas; Naldo Vaz, presidente do Cogemate; e Marcio Miranda Domingos, representante da Novozymes. Clique aqui para acessar a gravação.

“Mais do que um produto comercial, o Bovemax é o único desenvolvido exclusivamente para erva-mate e com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, ressaltou Naldo Vaz. “Os produtores devem estar atentos”, ressalta a pesquisadora Susete Chiarello Pentendo, “pois outros produtos à base do mesmo biológico não atendem às necessidades da erva-mate e seu uso, além de não ser permitido por não terem registro junto ao Mapa, pode representar prejuízo por não combater adequadamente a broca”.

Durante o mês de outubro, novos materiais de divulgação sobre o combate à broca-da-erva-mate devem ser disponibilizados aos produtores.

A campanha é uma realização da Embrapa Florestas e Conselho Gestor da Erva-mate do Alto Iguaçu (Cogemate), com apoio do IDR Paraná, Adapar, Seab Paraná, Epagri, Cidasc e Agraer.

Da Embrapa Florestas

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: