CNTBio libera uso comercial de farinha de trigo transgênica no Brasil

Foto: Divulgação/MCTI

A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em sua 246ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 10 e 11 deste mês, decidiu pela liberação comercial de produtos geneticamente modificados no país. Entre eles, a farinha de trigo IND-ØØ412. A solicitação foi feita pela empresa Tropical Melhoramento Genético, que vai importar o produto da Argentina. A decisão foi tomada após avaliação de biossegurança do Organismo Geneticamente Modificado (OGM) feita por especialistas da CTNBio/MCTI.

Além do trigo, a comissão também liberou para comercialização mais três produtos com modificações genéticas. Estão na lista um produto para o tratamento do câncer, uma levedura para a produção de etanol e um tipo de eucalipto.

A CTNBio reúne cientistas e especialistas com atuação reconhecida em diversas áreas do conhecimento relacionados a organismos geneticamente modificados (OGMs). Sua finalidade é estabelecer normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvem estes organismos, além de assessorar o Governo Federal na formulação e implementação da Política Nacional de Biossegurança.

A aprovação da CTNBio/MCTI é necessária porque, de acordo com a Lei de Biossegurança, cabe à comissão, uma instância colegiada multidisciplinar componente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, analisar os estudos com organismos geneticamente modificados no Brasil, sejam plantas, células humanas, animais ou micro-organismos.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: