“Há um abismo entre produtores em extrema pobreza e com alta renda”

Do Broadcast

“Há um abismo entre produtores em extrema pobreza e com alta renda. Temos mais de 3 milhões de produtores rurais em extrema pobreza que respondem por 4% do valor bruto da produção agropecuária e 27,5 mil que possuem alta renda e são responsáveis por 52,9% do VBP”, disse o pesquisador da Embrapa e especialista em Mudanças do Clima e Agricultura, Eduardo Delgado Assad, ao chamar a atenção para a necessidade de o governo brasileiro atuar para reduzir a disparidade social entre pequenos agricultores e grandes agropecuaristas.

Assad falou sobre a desigualdade no campo ao participar de painel sobre sustentabilidade do 40º encontro da Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais). Ele também alertou que nas últimas décadas houve aumento da temperatura média no Brasil, que traz como consequência a deficiência hídrica em regiões.

Segundo mapa apresentado por Assad, o aumento de temperatura média foi mais acentuado em Mato Grosso e nos estados do Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia). “Desde 2007, estamos falando de perda de produtividade no Rio Grande do Sul. Neste anos, já tivemos perda de produtividade de milho safrinha [em todo o país] pelo clima”, afirmou.

Uma das alternativas para contornar o aumento de temperatura, conforme Assad, é incluir árvores no sistema produtivo e recuperar sistemas degradados. “Com isso, onde há redução de chuvas passa a ter mais chuvas; onde há altas temperaturas, passa a ter temperaturas mais baixas”, explicou.

O pesquisador também enfatizou a necessidade de combater o desmatamento no Brasil. “Sem isso, não cumpriremos a meta de redução de emissões em 50% assumida na COP-26, em Glasgow”, destacou. “Se fizermos a coisa direito, tenho certeza que dará certo”.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: