Operação ferroviária inédita abre nova alternativa para exportação de algodão

Foto: Wenderson Araujo/Trilux/Divulgação/CNA

Em parceria pioneira no setor de algodão, a Louis Dreyfus Company (LDC), empresa global do agronegócio, e a Brado, especializada em logística multimodal, juntamente com o armador CMA CGM, realizaram a primeira movimentação de um trem carregado exclusivamente com algodão em pluma do Brasil.

Com 104 contêineres, o comboio de vagões percorreu mais de 1.500 quilômetros de trilhos entre o terminal de Rondonópolis (MT) e a cidade de Cubatão (SP), onde foram distribuídos em terminais portuários de Santos (SP) para seguirem em direção à China.

A Ásia é o continente com o maior consumo da fibra no mundo. Na última safra 2020/21, a China foi o destino de mais 30% das exportações brasileiras de algodão e o Brasil se consolidou como o segundo maior exportador mundial de algodão atrás somente dos Estados Unidos, segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2020/21 deverá atingir 2,35 milhões de toneladas. As exportações brasileiras, durante o ciclo de julho/21 a julho/22, deverão atingir cerca de 1,7 milhão de toneladas, segundo previsões da Anea, o que incentiva o setor a buscar soluções na logística multimodal que aumentem ainda mais a competividade do algodão brasileiro.

“Para a LDC, investir em soluções logísticas é fundamental para levar o produto certo, ao local certo, no tempo certo, de forma segura, confiável e responsável. Trabalhar em parceria com outros participantes do setor faz parte desta missão”, disse Henrique Snitcovski, diretor executivo de Algodão, Grãos & Oleaginosas, Região North Latam da LDC.

“Trabalhamos constantemente no desenvolvimento de parcerias-chave para maximizar volumes, minimizar possíveis gargalos e promover iniciativas inovadoras e sustentáveis que contribuam para a promoção da imagem do algodão brasileiro nos principais mercados consumidores”, assinala Snitcovski.

“A Brado desenvolveu um terminal multimodal com uma estrutura altamente eficiente e exclusiva para garantir a movimentação dos fardos de pluma de algodão com conexão direta para ferrovia”, acrescenta Vinicius Cordeiro, gerente executivo comercial da Brado.

“Com essa operação inédita, proporcionamos uma solução inovadora e com ESG. Nela, o nível de segurança entre sinistros e avarias é altíssimo e as emissões ferroviárias são quase sete vezes menores do que as rodoviárias. Assim, estamos trazendo novas alternativas à cultura sustentável do algodão”, sublinha Cordeiro.

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