Manuel Otero toma posse para mais um mandato à frente do IICA na 2ª-feira

Manuel Otero: “Meu compromisso é consolidar o IICA como organização de excelência para uma cooperação técnica a serviço dos países” – Foto: Divulgação/IICA

O médico veterinário argentino Manuel Otero assume oficialmente seu segundo mandato à frente do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta segunda-feira (17).  A solenidade contará com a presença virtual de vários ministros de Agricultura de países da região. Entre eles, a ministra Tereza Cristina, que atualmente preside a Junta Interamericana de Agricultura (JIA), órgão máximo de governança do IICA. Ao mesmo tempo, ocorrerá uma inédita reunião entre ministros de agricultura da América Latina e Caribe e da África.

Otero foi reeleito diretor-geral do IICA em 1º de setembro de 2021 pela JIA, corpo integrado pelos ministros e secretários da Agricultura dos 34 países membros do IICA. A permanência no cargo, que exerceu pela primeira entre 2018-2021, foi proposta pela Chancelaria argentina no ano passado e recebeu a aprovação dos demais países americanos, o que permitiu sua reeleição por aclamação durante a Conferência de Ministros de Agricultura das Américas 2021, quando a gestão inovadora do veterinário argentino foi destacada.

“Meu compromisso é consolidar o IICA como organização de excelência para uma cooperação técnica a serviço dos países, com a convicção de que a transformação da agricultura sobre bases sustentáveis está no futuro de nossos povos”, afirmou Otero, mestre em Ciências do Desenvolvimento Agrícola pela Universidade de Londres e mestre em Produção Animal pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie).

Diálogo com a África

Na terça-feira (18), às 12h, pelo horário de Brasília às 11h, ocorre a Primeira Mesa Redonda de Alto Nível África-Américas: “Construindo Pontes para a Futura Cooperação em Matéria de Sistemas Agroalimentares”, que reúne ministros da Agricultura da África e da América Latina e Caribe. As duas regiões são consideradas chave para a segurança alimentar mundial, com o objetivo de explorar opções práticas para incentivar a cooperação sul-sul e internacional em matéria de transformação rural e dos sistemas agroalimentares.

Participam do encontro a cientista agrícola Agnes Kalibata e o ex-primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Dessalegn como representantes da Aliança para a Revolução Verde na África (AGRA, na sigla em inglês), que organiza o evento com o IICA.

Reconhecimento

No dia 17, serão outorgados reconhecimentos a três personalidades que têm feito diferença para a agricultura da região: Maris Llorens, empresária pecuarista e filantropa nascida na Suíça e naturalizada cidadã paraguaia; Raquel Chan, bioquímica argentina; e Gabriela Olmedo, pesquisadora mexicana.

Para a posse, além da ministra Tereza Cristina, são presenças já confirmadas, de forma virtual,  o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Julián Dominguez; o ministro da Agricultura da Guiana, Mustapha Zulfikar; o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Victor Villalobos; o ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Santiago Bertoni; o ministro da Agricultura, Floresta, Pesca e Transformação Rural, Indústria e Trabalho de San Vicente e Granadinas, Saboto Caesar; o subdiretor-executivo do Fundo Verde do Clima, Javier Manzanares; e o ex-presidente e ex-ministro da Agricultura da República Dominicana Hipólito Mejía, que também é Embaixador de Boa Vontade do IICA.  Os ministros de Relações Exteriores e da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Rodolfo Solano e Renato Alvarado, assistirão à cerimônia na sede do IICA, cumprindo todas as normas de biossegurança.

Transmissão da cerimônia de posse: 

Português: @IICAnoticiaspt  (youtube)

Espanhol: IICAnoticias (facebook)

Inglês: @IICAnews (Youtube)

Francês: @IICA Learning (YouTube)

Hora: 12h, horário de Brasília – 9h, horário da Costa Rica (GMT-6).

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: