Baixa oferta e maior procura sustentam cotação da mandioca

Foto: Vanderlei Santos/Embrapa

O preço médio nominal a prazo da raiz de mandioca posta fecularia fechou a R$ 684,94 (R$ 1,19 por grama de amido na balança hidrostática de 5 kg) na última semana (17 – 21), praticamente estável (-0,02%) frente ao da semana anterior e 57,3% maior que o registrado em igual período de 2021.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário é reflexo da baixa oferta e da procura firme. Embora chuvas tenham sido registradas na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, a umidade do solo continuou baixa em muitas lavouras.

Assim, apenas alguns produtores seguiram com a colheita – em áreas mais arenosas – e abasteceram as farinheiras e fecularias que retomaram o processamento, o que manteve baixa a disponibilidade de raízes. A demanda, por sua vez, aumentou um pouco, ajudando a sustentar as cotações.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: