RS: Encontro de agricultoras ressalta a importância do autocuidado

Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar

Agricultoras dos 10 municípios da região Centro Serra do Rio Grande do Sul participaram de capacitação sobre “Mulheres e autocuidado”. Elas são candidatas ao título de rainha, princesas e mulher simpatia do 29º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra, que será realizado no dia 8 de março deste ano, no Parque da Fejão, no município de Sobradinho.

A capacitação foi ministrada pela extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Lisandra Mergen. O evento ocorreu nessa quinta-feira, na prefeitura de Sobradinho. A atividade visou lembrar às participantes sobre a importância de cuidar de si mesma.

“As mulheres cuidam das pessoas do seu entorno e, na maioria das vezes, esquecem de si mesmas”, assinala Lisandra. A extensionista buscou promover nas participantes a reflexão sobre o autocuidado, estimulando a mulher a dedicar um tempo para si mesma.

“O autocuidado da mulher tem relação com seus hábitos, atitudes, seu comportamento no dia a dia e a nossa capacidade de nos valorizarmos e tirarmos tempo para nós”, diz Lisanda.

A extensionista rural social da Emater/RS-Ascar acrescenta que é importante construir novas possibilidades de ser e existir, priorizar atos e atitudes que a tornem mais realizada e feliz. “Cuidar de si não significa não cuidar dos outros. Trata-se de cuidarmos bem de nós mesmas para que, quando os outros precisarem, estejamos bem para cuidar deles. Corpo bonito é aquele que tem uma mulher feliz dentro dele.”

Durante a atividade, a agricultora Ronize Kuntz Suchett, do município de Segredo, fez um relato sobre suas conquistas a partir do momento que decidiu cuidar melhor de si mesma:

“Há algum tempo, eu deixei de gostar de mim. Vivia para a minha família e meu trabalho. Vivia correndo e nunca parava para olhar pra mim. Não me olhava no espelho. Um dia eu pensei que eu queria mudar. E mudei. Comecei a descobrir minha autoconfiança, a minha determinação e as minhas inspirações, principalmente a inspiração na minha mãe. Hoje descobri uma mulher fantástica dentro de mim e adoro me olhar no espelho, postar fotos nas redes sociais. Hoje eu me libertei e não tolero mais esquecer de mim mesma. Estou muito feliz comigo e pela mulher vencedora que sou.”

Na quinta (27), também estiveram reunidas na Câmara de Vereadores de Sobradinho, as presidentes das Associações Municipais das Trabalhadoras Rurais dos 10 municípios, que, juntamente com as extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, trataram sobre a programação do evento que contará com palestra motivacional, escolha das soberanas das trabalhadoras rurais, leitura e entrega da carta de reivindicações das agricultoras às autoridades, exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanatos, entre outras atividades.

A realização do 29º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho. Em todas as atividades relacionadas ao evento, a organização está observando os cuidados sanitários de prevenção a covid-19.

*Com informações da Emater/RS-Ascar

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: