Batatas-doces coloridas e biofortificadas atendem demanda do setor produtivo

Foto: Carla Timm/Embrapa/Divulgação

Para atender a demanda de agricultores e consumidores, foram lançadas pela Embrapa Hortaliças, (Brasília) três novas variedades de batata-doce: a BRS Cotinga, BRS Anembé e a BRS Nuti. A primeira é recomendada para processamento industrial na forma de chips, farinha, xarope de amido e outros produtos derivados; a segunda, para o mercado de mesa, em preparos culinários assados como purês, doces caseiros e pães; e a terceira atende ambas as finalidades.

Segundo a pesquisadora Larissa Vendrame, além de apresentar mais cores e nutrientes, as cultivares têm o triplo da produtividade da média nacional.

A ideia de desenvolver batatas-doces coloridas e biofortificadas, revela Larissa, surgiu da demanda de produtores que tinham dificuldade de acesso a esse tipo de produto.

“As variedades disponíveis no mercado apresentavam baixa produtividade e eram suscetíveis a pragas e doenças. Além disso, os produtores não conseguiam acesso a mudas de qualidade”, diz a pesquisadora.

Entre as vantagens apresentadas pelas novas cultivares está a estabilidade de produção e a ampla adaptação a diferentes regiões de cultivo. “Sem contar com os compostos bioativos que elas possuem, que além de nutrir, fazem bem para a saúde humana, já que apresentam funções antioxidantes, reduzindo, assim o risco de doenças degenerativas e cardiovasculares” ressalta Larissa.

A previsão é de que as novas cultivares de batata-doce estejam disponíveis para produção em meados de 2022, prazo em que os viveiristas licenciados já estarão comercializando as mudas. Com isso, o consumidor final poderá encontrá-las no mercado no início de 2023.

Da Embrapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: