Tereza Cristina deixa o Mapa; Marcos Montes é o novo ministro da Agricultura

Foto: Guilherme Martimon/Mapa/Divulgação

Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (31), Tereza Cristina se despediu do cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assumido em 2019. A cerimônia reuniu o presidente Jair Bolsonaro, ministros que deixam os cargos para concorrerem nas eleições de outubro de 2022 e os novos ministros que assumem as pastas. Marcos Montes, que era secretário-executivo do Mapa, substitui Tereza Cristina no comando da pasta.

O presidente agradeceu o trabalho dos ministros que deixam o governo e desejou sucesso aos novos ocupantes dos Ministérios.

Em seu discurso, Tereza Cristina ressaltou os “desafios” frente à pasta, que incorporou as políticas do Incra, do Serviço Florestal Brasileiro, da agricultura familiar e da pesca.

Tereza Cristina agradeceu ainda a confiança e pontuou conquistas do setor agropecuário, como a manutenção do abastecimento e garantia da segurança alimentar durante a pandemia da covid-19 e, mais recentemente, com o cenário decorrente do conflito na Ucrânia.

“Diante da pandemia e do conflito na Ucrânia, a sociedade começa a reconhecer o papel fundamental do agro na preservação da economia e no processo de desenvolvimento sustentável”, disse Tereza Cristina.

A entrega da titulação da propriedade rural a milhares de brasileiros; o fortalecimento da agricultura familiar e do seguro rural, e a abertura de mais de 200 mercados externos durante o período também foram destacados pela ministra.

Na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro assinou o termo de posse do novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, que estava na secretaria-executiva da Pasta desde 2019. A cerimônia de transmissão de cargo ocorrerá às 15h e será transmitida pelo canal do Mapa no Youtube.

Nos três anos e três meses à frente ao Mapa, Tereza Cristina esteve licenciada da cadeira de deputada Federal. Ela se desliga do cargo em cumprimento ao prazo de desincompatibilização estipulado pela Justiça Eleitoral. A agora ex-ministra deve concorrer ao Senado pelo Mato Grosso do Sul.

Da redação, com informações do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: