Cyklo Agritech leva startups do agronegócio para o Bossa Summit

A Cyklo Agritech, maior aceleradora de startups e projetos do Matopiba (MA, TO, PI e BA), participa, nesta quarta (6) e quinta-feira (7), do Bossa Sumitt, na Arca Spaces, em São Paulo. A Cyklo apresentará no evento, que busca aproximar agritechs e investidores, algumas das principais inovações para o agronegócio desenvolvidas em seu centro de inovação, localizado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Inaugurada em setembro de 2019, com investimento de R$ 5 milhões para acelerar 20 startups em sua primeira fase de operação, em 2020 e 2021, a Cyklo lançou recentemente o seu segundo fundo, que aportará R$ 10 milhões em 40 novas agritechs em quatro anos (2022, 2023, 2024 e 2025). Deste total, 60% já foram captados.

A acelerado levará ao Bossa Sumitt sete agritechs que desenvolveram inovações que vão desde a gestão hídrica e da propriedade rural a fertilizante orgânico, passando soluções para melhor rendimento do solo e marketplace voltado à aproximação de produtores com compradores e corretores. As startups que vão participar do evento são as seguintes: Kalliandra, Agroper, Agro Insight, BVL VIDA, Fire Limit,  Aproxima Grãos e SSCrop.

O CEO da Cyklo Agritech, Pompeo Scola, destaca a importância da inovação para impulsionar ainda mais o agronegócio, fazendo com o Brasil que se fortaleça como um dos maiores players globais na garantia da segurança alimentar e, ao mesmo tempo, gere mais emprego e renda no mercado nacional:

“Por meio da tecnologia e da inovação, vamos conseguir ter lavouras e rebanhos cada vez mais produtivos, que dependam de menos recursos e sejam mais rentáveis para os produtores. O Brasil pode contribuir muito com a alimentação mundial. E a oportunidade também é excelente para investir no agronegócio, já que seu papel de protagonismo na economia e no panorama mundial com certeza crescerá vertiginosamente”.

O COO da Cyklo Agritech, Aguinaldo Marques, reforça que a evolução do agro brasileiro passa pela incorporação da inovação às atividades do setor. “As agritechs trouxeram    novas ideias e uma força de trabalho extremamente capacitada. O que vivemos hoje não é apenas promissor no que diz respeito à produção de alimentos, mas também no que tange aos investimentos. Com boas aplicações nos projetos certos, o retorno e o lucro são garantidos.”

Aguinaldo Marques ressalta ainda que a visão da Cyklo vai além da agricultura e da pecuária convencional. “Somos uma empresa que olha para o futuro, o que faz com que o retorno para nossos investidores seja uma questão de pouco tempo.”

SAIBA MAIS:

Conheças as startups aceleradas pela Cyklo que participarão do Bossa Summit:

Kalliandra

IOT

A falta de gestão hídrica (umidade do solo, irrigação, precipitação e captação de corpos d’água) eleva o custo, diminui produtividade, encolhe a margem do produtor e gera gastos desnecessários de um elemento vital para a agricultura e para os seres humanos.

Por isso a Kalliandra, startup com o foco em gestão hídrica para propriedades rurais, criou uma série de equipamentos para monitoramento de diversas variáveis no universo da irrigação, que funcionam com base na tecnologia IoT (internet das coisas) fornecendo todas as informações para que o produtor avalie os recursos hídricos em sua propriedade, gerando grande economia nos resultados e melhoria na produção. O modelo econômico escolhido pela Kalliandra é a prestação de serviços (as a service), que inclui os componentes tecnológicos da solução evitando assim o custo de setup inicial.

Agroper

BIOTEC

Atuando no mercado do Agro e Garden desde 2011, a Agroper realizou uma série de pesquisas em parcerias com universidades renomadas, que resultaram em um fertilizante líquido inovador, completo e equilibrado, uma vez que a organicidade é a chave de sua produção.

Com o constante aumento do custo da adubação química, o produto da Agroper Orgânicos torna-se indispensável para que o produtor rural reduza o investimento em adubos e soluções químicas. Frente a escassez de produtos importados, a Agroper consegue realizar a produção em larga escala!

Agro Insight

TEC

A Agro Insight nasceu da necessidade de levar conteúdo de qualidade, selecionado e prático, para produtores rurais, fazendeiros, engenheiros agrônomos, gerentes de fazenda, consultores e demais profissionais do agronegócio, para que eles obtenham informações que atendam diretamente às suas necessidades e do mercado atual.

A Agro Insight é, portanto, um Portal, Aplicativo e Plataforma Premium de educação e curadoria para que os profissionais do agronegócio encontrem conteúdo digital totalmente confiável, didático e disponível em um só lugar.

BVL VIDA

BIOTEC

Há mais de 10 anos desenvolvendo pesquisa e produção de produtos organo-minerais que devolvem a vida microbiológica ao solo, a BVL se consolidou como importante parceira da agricultura sustentável, devolvendo produtividade e qualidade aos cultivares

Garantir maior produtividade no campo, trazendo mais vida ao solo, é a missão desta startup. Depois de desenvolver trabalhos nas lavouras de diversas regiões brasileiras, foi possível chegar a resultados excepcionais e, com inovação e tecnologia, proporcionar condições ao solo de proliferar microrganismos que trazem inúmeros benefícios, auxiliando em diferentes processos das plantas, de forma sustentável.

A BVL VIDA conta com um mix completo de soluções para as mais diversas culturas e, por isso, atende à demanda dos mais variados tipos de produtores rurais.

Fire Limit

BIOTEC

Não é novidade que os incêndios agrícolas e florestais têm aumentado progressivamente tanto em quantidade, quanto em intensidade. Pensando em resolver este grande problema, foi desenvolvido o Fire Limit. De formulação inovadora e segura, este produto tem sua eficácia comprovada por um rigoroso processo de homologação e através de testes em laboratórios credenciados mundialmente e em situações reais de incêndio.

Entre seus principais benefícios, estão o menor risco de acidentes em sua manipulação, a redução total da área queimada, um combate mais rápido e eficaz ao incêndio e o fato de não trazer nenhum dano ao meio ambiente, além de reduzir o custo operacional total. Vale lembrar que o produto já é testado e aprovado nos Estados Unidos, Chile, Portugal, Espanha e Austrália, países com rigorosas leis ambientais, através de agentes locais.

Aproxima Grãos

MKTPLACE

A plataforma Aproxima Grãos chegou para resolver grandes entraves: aproximar produtores de grãos, compradores e corretores, aprimorar a distribuição da produção de alimentos para o mercado consumidor e promover uma abertura de mercado, ampliando o leque de opções para produtores e compradores.

A missão desta plataforma de compra e vendas (Markeplace de Grãos) é conectar estes atores já mencionados de forma prática e segura, dando velocidade e transparência à comercialização de grãos, diminuindo a intermediação, melhorando a lucratividade do produtor e baixando o custo dos alimentos!

SSCrop

TEC

Produtividade é importante sim! Mas o produtor também precisa pensar no seu lucro, tendo uma visão mais clara de como anda o seu negócio. E foi pensando nessa necessidade que nasceu o software de gestão agrícola da SScrop.

Muito além daquelas planilhas complicadas e que, de fato, pouco ajudam o produtor a ter uma visão geral da propriedade, o software da SScrop conta com soluções completas quando o assunto é gestão financeira, controle agrícola, estoques, NFes, relatórios e gráficos, proporcionando uma gestão muito mais eficiente, minimizando perdas e aumentando a rentabilidade de maneira simples, rápida e prática!  A SSCROP já contribui com mais de 300 produtores em mais de 14 estados brasileiros, gerando uma área total de mais de 400 mil hectares dentro de seu software.                                        

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: