Brasileiros perdem poder de compra no governo Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

A política econômica do governo Jair Bolsonaro (PL) está fazendo os brasileiros perderem o poder de compra. “O choque de preços que levou a inflação em março a 1,62%, a maior marca para o mês em 28 anos, e a dos últimos 12 meses a 11,30%, provocando uma perda abrupta de conquistas de consumo dos brasileiros desde o Plano Real”, informa a edição deste sábado (16) do jornal O Estado de S.Paulo

De acordo com reportagem assinada pela jornalista Márcia De Chiara, os brasileiros estão reduzindo cada vez mais os itens de consumo de produtos alimentícios, pressionados pela carestia e pelo desemprego:  “Carne, iogurte, queijo, bolacha recheada, itens que tinham ficado acessíveis nas últimas décadas, agora estão deixando a lista de compras de parte da população.”

Ainda segundo a reportagem, uma pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga), feita pela JFP Consultoria e obtida pelo Estadão, revela que, nos últimos meses, 73,1% dos consumidores deixaram de comprar carne, quase 10% cortaram iogurte, queijo, laticínios e bebidas alcoólicas e perto de 6% não levaram para a casa biscoito e feijão.

“O estudo do Sincovaga mostrou que 52% deixaram de consumir algum produto entre alimentos, bebidas, itens in natura e artigos de limpeza e que 79% dos entrevistados passaram a levar um volume menor de itens para casa”, diz o Estadão. O estudo ouviu 200 consumidores no início de abril, com renda familiar de até dez salários mínimos (R$ 12.120).

Clique aqui para acessar a íntegra da reportagem

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Brasileiros perdem poder de compra no governo Bolsonaro

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: