Agropecuária

Estiagem já provoca perdas na safrinha, diz Aprosoja-MT

Foto: Aprosoja-MT/Divulgação

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) divulgou, neste domingo (24), alerta aos produtores sobre a possível quebra de safra por causa da estiagem. Diamantino, Paranatinga e mais sete cidades estão há mais de 22 dias sem chuva e Campinápolis e Sapezal há mais de 30 dias, diz o vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.

A entidade pede cautela aos produtores neste momento. “Nos comuniquem os registros de estiagem em seu município. A gente sabe que tem empresas estimando uma supersafra, mas, na realidade, já tem uma quebra grande, consolidada, no estado, mesmo que ainda ocorram chuvas”, pontua Beber.

Segundo ele, a situação é preocupante em MT. “São municípios que têm uma produção expressiva”, assinala, referindo-se à perspectiva de perdas. “Os custos estão subindo, o produtor faz os investimentos e acaba tendo perda. Viemos de um ano em que o produtor ainda conseguiu comprar os adubos a um preço razoável, mas, daqui para frente, preocupa a alta dos insumos.”

“Apesar do plantio da soja deste ano ter sido antecipado em relação a 2021, tivemos um atraso na colheita devido ao excesso de chuva e também no plantio do milho por conta do excesso de umidade e do barro, o que dificultou o trânsito do maquinário”, acrescenta Beber.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

One thought on “Estiagem já provoca perdas na safrinha, diz Aprosoja-MT

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading