CNA pede medidas de apoio para suinocultores independentes

Foto: Lucas Cardoso/Embrapa/Divulgação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu uma série de medidas para ajudar os produtores independentes de suínos do Centro-Oeste, que vivem uma crise com os altos custos de produção.

No ofício enviado à Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a CNA pede a criação de uma linha emergencial de crédito rural com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para custeio (capital de giro) e a prorrogação das dívidas das operações de crédito de custeio e investimento da suinocultura independente com o fundo.

Na terça-feira (26), a CNA havia participado do Encontro Político da Suinocultura na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e contou com uma apresentação do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que destacou a crise da suinocultura independente e os principais pleitos do setor ao governo.

Entre os pleitos estão a manutenção da isenção das alíquotas de contribuição incidentes na importação milho (PIS/COFINS) até dezembro de 2022; prorrogação do prazo de pagamento dos custeios pecuários; criação de uma linha de capital de giro com prazo estendido para a suinocultura no Plano Safra 2022/2023; e a inclusão da carne suína e seus derivados nos programas do PNAE e PAA/Alimenta Brasil (SAF/MAPA).

Nessa reunião da FPA, participaram o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos, Marcelo Valles Bento, o assessor técnico Rafael Ribeiro e o consultor Iuri Machado.

Da CNA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: