Aprovação de crédito suplementar destrava financiamento para a safra

Bruno Lucchi, diretor técnica da CNA – Foto: Tony Oliveira/Trilux/CNA/Divulgação

O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, disse que a aprovação do crédito suplementar de R$ 868,4 milhões pelo Congresso Nacional vai destravar a contratação de mais de R$ 20 bilhões em recursos para novos financiamentos na atual safra (2021/2022).

Ontem (28), o Congresso Nacional aprovou o PLN 1/2022, prevendo essa recomposição orçamentária para a retomada de financiamentos rurais, principalmente de custeio e investimentos, suspensos desde fevereiro.

A CNA considerava uma prioridade a aprovação do PLN 01. Os produtores rurais tiveram, neste ano, suas produções afetadas pelas adversidades climáticas, pela elevação nos custos de produção, pela alta nas taxas de prêmio das seguradoras e, agora, estavam sendo impactados pela suspensão de novas contratações de crédito rural no atual Plano Safra.

“Essa iniciativa é muito importante em um momento em que as taxas de juros livres (que não são as definidas no PAP) de custeio e investimento encontram-se variando entre 12% e 19% a.a. E isso vai ajudar o produtor que enfrenta custos de produção muito elevados, além das dificuldades de contratações de seguros e para conseguir taxas mais satisfatórias”, disse Lucchi.

A CNA, com apoio das Federações de Agricultura e Pecuária e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), teve importante atuação para aprovar o PLN, se reunindo nas últimas semanas com os ministros da Agricultura, da Casa Civil da Presidência da República, e com os parlamentares para solicitar urgência na suplementação dos recursos.

“Foi um trabalho que foi realizado a várias mãos, mobilizando os parlamentares, fazendo reuniões e articulando para que que o PL fosse aprovado”, destacou Lucchi.

Na avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ainda se fazem necessárias medidas que viabilizem as renegociações dos financiamentos dos produtores rurais que tiveram a produção severamente impactada pelas condições climáticas adversas ao longo da safra 2021/2022.

Da CNA

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: