Renda média do brasileiro cai 9% em um ano, diz IBGE

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O rendimento médio do brasileiro caiu quase 9% entre março de 2021 e deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O levantamento foi divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa o site Brasil Econômico.

De acordo com pesquisa, o brasileiro recebia, em média, R$ 2.789 em março do ano passado, enquanto em 2022, o valor caiu para R$ 2.548. A redução entre os três primeiros meses de 2021 e o primeiro trimestre deste ano é de 8,7%.

Especialistas dizem que o aumento do desemprego e o retorno da inflação descontrolada no governo Bolsonaro ajudou na redução da renda do brasileiro. Em 2021, o índice de inflação atingiu 10%, provocando um recuo na capacidade de compra da população.

A Pnad Contínua mostra ainda uma estabilidade no número de desocupados no país. Segundo os dados, 11,9 milhões de pessoas estão desocupadas atualmente no Brasil, representando 11,1% da população.

Leia aqui a reportagem completa do Brasil Econômico.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: