Vídeo: Bolsonaro volta a usar expressão racista e diz que negros são pesados em arrobas

Imagem: Reprodução/Foco do Brasil

Da Revista Forum

Jair Bolsonaro (PL) voltou a utilizar uma expressão racista, nesta quinta-feira (12), ao declarar que os negros são pesados em “arrobas”. O presidente conversava com simpatizantes no cercadinho do Palácio da Alvorada.

Ao se referir ao apoiador Mauro Sérgio de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Holambra (SP), Bolsonaro, rindo muito, questionou: “Conseguiram te levantar? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?”.

Os outros apoiadores gargalharam com a suposta piada e o presidente emendou, ainda em tom de deboche: “Já fui processado por isso”.

Presidente usa termo “arrobas” com frequência

Não foi a primeira vez que Bolsonaro utilizou a expressão pejorativa. Em 2020, em sua live semanal, ele se dirigiu ao capitão da reserva Bruno Engler (PRTB), que postulava, à época, a prefeitura de Belo Horizonte (MG), usando o mesmo termo.

Ao fazer campanha para o seu candidato, no entanto, o presidente ironizou a forma física de Engler, sugerindo que ele engordou. Para isso, Bolsonaro voltou a usar o termo “arroba”, unidade de medida usada para pesar gado.

 

“Um jovem, tá um pouquinho fora do peso… Deve ser a pandemia, ficou em casa muito tempo. Tá com pinta aqui de umas sete arrobas”, disparou, aos risos, segurando um “santinho” do candidato.

Bolsonaro também ofendeu quilombolas

Em 2017, o atual presidente se referiu a quilombolas, em uma declaração notadamente racista, durante evento no Clube Hebraica, Rio de Janeiro. “Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles”, disse à época.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: