ONU: Alimentos contaminados causam perdas US$ 95 bilhões/ano em produtividade

Foto: Pep Bonet/NOOR/FAO/Divulgação

Da ONU News

As Nações Unidas celebram neste 7 de junho o Dia Mundial da Segurança Alimentar, destacando que existem mais de 200 doenças causadas por bactérias, vírus ou parasitas que contaminam alimentos.

Comidas impróprias para o consumo são uma enorme ameaça à saúde, afetando 600 milhões de pessoas todos os anos, sendo que as crianças com cinco anos ou menos representam 40% dos casos.

Perdas econômicas

A ONU calcula que 420 mil pacientes chegam a morrer por ano depois de ficarem doentes por consumir alimentos contaminados, incluindo 125 mil menores de idade. Os impactos também são econômicos: em países de rendas baixa ou média, as perdas em produtividade chegam a US$ 95 bilhões por ano.

Para evitar casos, boas práticas de higiene são fundamentais, tanto nos setores agrícola e de produção alimentar, como por parte dos consumidores.

Segurança em todas as fases da cadeia alimentar

A organização lembra que as doenças alimentares são infecciosas ou tóxicas e invisíveis a olho nu, por isso a importância de garantir segurança em todos os estágios da cadeia de produção, desde o plantio até o preparo e o consumo.

Neste ano, o Dia Mundial da Segurança Alimentar observa o tema “Comida mais Segura, Saúde Melhor”. As Nações Unidas ressaltam que “apenas quando os alimentos estão seguros para o consumo, é possível obter todos os valores nutricionais que garantem uma boa saúde”.

Além de causar doenças, os alimentos contaminados contribuem para déficits de crescimento e de desenvolvimento, para deficiências de micronutrientes, para doenças crônicas e até prejudicam a saúde mental. Por ano, uma em cada 10 pessoas é afetada por uma infecção alimentar no mundo.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: