Formação de jovens açougueiros ajuda reduzir gargalo na indústria da carne

Foto: Prefeitura de Irati/Divulgação

O programa Aprendiz Indústria da Carne tem como objetivo inserir jovens entre 18 e 24 anos incompletos no mundo do trabalho. Além de suprir uma necessidade de seus parceiros, a iniciativa desenvolvida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) busca desenvolver mão de obra qualificada dentro do setor.

Um dos primeiros a contratar aprendizes através do programa, a rede de Supermercados Big Compra, com sede em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, conseguiu reduzir o gargalo na contratação para o setor do açougue e planeja iniciar a segunda turma de aprendizes.

Segundo Claudia Riul, gerente de RH do Big Compra, o programa foi essencial. “Tínhamos uma deficiência de profissionais formados nessa área e foi possível desenvolver esses jovens para o atendimento e auxílio no corte de carnes.”

Claudia assinala ainda que os jovens contam com o treinamento do coordenador do açougue e que não têm acesso a todas as áreas do setor.  Além disso, os cortes de carne são realizados com o acompanhamento de profissionais experientes, seguindo as regras de segurança de trabalho.

A experiência não proporciona apenas a expertise no segmento, mas também auxilia no desenvolvimento de habilidades interpessoais. “Os aprendizes chegam retraídos e muito tímidos e com o tempo vão se desenvolvendo”, acrescenta.

A rede Big Compra tem 10 aprendizes da Indústria da Carne em seu quadro de funcionários e cinco vagas em processo de contratação, além de outros sete que já foram efetivados.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: