Preço de referência do leite ao produtor do RS em junho é de R$ 2,6551

Foto: AEN/Divulgação

O preço de referência do litro do leite pago ao produtor é de R$ 2,6551 em junho no Rio Grande do Sul. O indicador, que considera apenas os primeiros dez dias do mês, foi divulgado pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do RS (Conseleite) nesta terça-feira (21).

Segundo o coordenador do Conseleite, Eugênio Zanetti, a projeção reflete o momento de entressafra do leite no Sul do Brasil e a elevação de custos de produção no campo e na indústria, principalmente por causa de aumentos de itens como óleo diesel, frete, embalagens e milho utilizado na ração do gado.

“Os preços tiveram uma reposição necessária para garantir a rentabilidade da atividade leiteira”, disse Zanetti. O momento, acrescentou, é de estreitar o diálogo com o governo para tentar encontrar um ponto de equilíbrio.

Nos últimos meses, o setor lácteo gaúcho vem enfrentando perda de competitividade com o impacto tributário do novo Fator de Ajuste de Fruição (FAF), já que Santa Catarina e Paraná não têm esse aumento de carga tributária e ainda possuem fábricas de embalagens acartonadas e embalagens secundárias mais desenvolvidas que o RS.

De acordo com o Conseleite RS, a perda de competitividade, aliada ao alto custo de produção, tem contribuído para a diminuição do número de produtores e do volume de leite ofertado no campo.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: