Agropecuária

Custos de produção de batata disparam em dois anos, diz Cepea

Foto: Zineb Benchekchou/Embrapa

Pelo segundo ano consecutivo, houve forte aumento nos custos de produção da batata em todas as praças pesquisadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Mesmo diante de uma produtividade considerada normal, o custo total médio de produção da saca da batata beneficiada deve ultrapassar R$ 50 em algumas regiões em 2022.

Os números constam do “Especial Batata” deste ano, produzido pela revista Hortifruti Brasil, do Cepea. Segundo pesquisadores da Equipe de HF do Cepea, os principais motivos para a disparada nos custos em dois anos foram as fortes valorizações dos fertilizantes, do óleo diesel e do arrendamento.

No caso do primeiro item, os preços do fertilizante dobraram em praticamente todas as regiões em dois anos, com casos de os valores triplicando, como no sul de Minas Gerais. A situação deve melhorar um pouco na temporada das águas 2022/23, com a desvalorização dos fertilizantes quando comparados aos da safra de inverno 2022.

Outro item que teve um aumento muito acentuado nos preços foi o óleo diesel. Como quase tudo depende de transporte de caminhão, caminhonete ou operação mecânica que demanda o diesel, a valorização desse item influenciou fortemente os custos de produção.

O valor do arrendamento vem na sequência, tendo em vista o significativo incremento, por conta do boom das commodities e de outras culturas.

Clique aqui para acessar a revista completa.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading