Agropecuária

Sempre aos domingos: Jon Batiste prefere Lia do Itamaracá a Anitta

 

Astro da música internacional, o cantor e pianista estadunidense Jon Batiste é uma das atrações do festival C6 Fest, a nova versão do Free Jazz, que ocorrerá de 18 a 21 de maio em São Paulo e no Rio. Em entrevista a Teté Ribeiro, publicada na Folha de S.Paulo neste domingo (23), ele foi perguntado com quem gostaria de cantar no Brasil. “Com a Lia do Itamaracá”, respondeu.  

“Estavam tentando marcar um encontro para eu tocar com uma menina chamada ANITTA, você conhece esse nome?”, pergunta ele. Sim, conheço, respondo. Você gostaria de tocar com ela, pergunto? “O que eu queria mesmo era tocar com a LIA DE ITAMARACÁ“, disse Jon sobre a cirandeira, cantora e compositora pernambucana de 79 anos.

Jon Batiste, uma das atrações do festival C6 Fest – Reprodução

Maria Madalena Correia do Nascimento, a Lia do Itamaracá, é uma das cirandeiras mais conhecidas do Brasil. Nasceu em 12 de janeiro de 1944, na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, e canta ciranda desde os 12 anos. Paralelamente à música, trabalhou como cozinheira em um restaurante e merendeira de uma escola estadual.

Em 2000, lançou o álbum Eu Sou Lia, que abriu caminho para o seu reconhecimento internacional, nos Estados Unidos e na Europa. Lia de Itamaracá recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2005.

Em entrevista ao jornal Brasil de Fato, Lia do Itamaracá disse que a ciranda é uma confraternização: “Todo mundo dá-se as mãos, na maior harmonia, na maior satisfação, na maior alegria. A ciranda não tem preconceito. Dança branco, preto, criança, velhos. Não tem preconceito. Caiu na roda, dança. A ciranda é uma força muito grande, eu me sinto muito feliz cantando”.

Nos seus primórdios, a ciranda era uma manifestação cultural predominantemente da Mata Norte e do litoral de Pernambuco. Em geral, as letras das composições versavam sobre a agricultura, o campo, a natureza, o amor, as praias etc e eram cantadas por trabalhadores rurais, pescadores e operários de construções, na beira do mar, nas ruas e nos terreiros.

Assim como Jon Batiste, o AGROemDIA também prefere ouvir Lia do Itamaracá a Anitta.

Recomendamos aos nossos leitores que também ouçam a cirandeira pernambucana. Vale, vale muito.

Reprodução YouTube

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

2 thoughts on “Sempre aos domingos: Jon Batiste prefere Lia do Itamaracá a Anitta

  • Vocês não preferem Lia a Anitta e nem muito menos se preocupam com Jon. Não sejam hipócritas, vocês não dão a mínima para artistas pequenos, e só estão falando deles porque Anitta foi citada. Menosprezar Anitta não deixa ninguém com mais cultura ou mais intelectual, pelo contrário, só mostra o quanto ignorante esta pessoa é.

    Resposta
  • Gente o rapaz está certo… Ele é um homem culto, e não bate bunda como ela. Ele é um pianista e não uma cantora popi

    Resposta

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading