Agropecuária

Crise do setor leiteiro: “Muita conversa e poucas medidas efetivas”

Foto: Gadolando/Divulgação

Enquanto a chamada “média Brasil” do preço do leite cru ao produtor chega a R$ 2,00, conforme pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP), divulgada no final de outubro, criadores de gado holandês do Rio Grande do Sul sofrem com uma queda ainda mais acentuada, após anos seguidos de seca e de enchente que arrasou algumas regiões do estado. E a perspectiva é de um cenário pouco animador no curto prazo, segundo o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang.

Na avaliação de Tang, os problemas se arrastam sem que sejam tomadas medidas efetivas para resolvê-los. “O que se vê é que há muita conversa em termos de solução, mas pouca efetividade e ação concreta.”

De acordo com Tang, depois de tantas quedas, parece ter chegado ao ponto em que o preço vai estagnar ou ter uma pequena elevação. “Isto é esperado pelos produtores e, apesar de não resolver o problema, poderá minimizar um pouco as perdas.”

Marcos Tang, presidente da Gadolando – Foto: JM Alvarenga/Divulgação

A possibilidade de melhora nos ganhos para os produtores de leite, citada pelo presidente da Gadolando, é corroborada por estudo sobre tendência de mercado nacional calculada pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, de Minas Gerais, que indicou que o preço pode baixar mais 0,2%. Depois disso, a expectativa é de interrupção da série de cinco quedas subsequentes do preço do leite ao produtor.

“O mercado está muito estagnado nesta discussão em torno das ações do governo, pois elas foram muito faladas, mas não foram colocadas em prática, uma vez que tudo vai ser só daqui a 90 dias e não tem nos ajudado por enquanto”, diz Tang.

A pesquisa da USP também aponta três razões para a queda no preço do leite ter chegado a mais de 30% em 12 meses. Uma delas é a importação de lácteos, que é a principal queixa dos criadores de gado leiteiro. As outras duas são o consumo interno, muito relacionado ao preço, e o aumento da disponibilidade do produto por causa da expansão da captação nacional.

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