Agropecuária

Gil Reis | Agro & Cia

CONTRATOS FUTUROS DE GADO VIVO

OS FUTUROS do gado da Bolsa Mercantil de Chicago (CME) estavam mistos na quinta-feira, com os contratos de gado vivo próximos subindo em meio a sinais de força no mercado à vista e a demanda do consumidor permanecendo firme, disseram analistas de mercado. Os contratos futuros de gado para engorda e os contratos de gado vivo do mês anterior foram flexibilizados. A queda acompanha os padrões sazonais normalmente observados na temporada de grelhados no verão, quando os norte-americanos tendem a comprar carne moída e cachorro-quente mais baratos, em vez de bifes mais caros, disse Don Roose, presidente da US Commodities em West Des Moines, Iowa.

Mercado de carne da África

O MERCADO de carne de África possui um vasto potencial inexplorado, mas a sua posição atual no comércio global de carne é modesta. África é um importador significativo de produtos à base de carne, especialmente carne bovina, mas continua a ser um exportador relativamente menor. Tradicionalmente, as exportações de carne africana consistiam principalmente em animais vivos, como gado do Sahel para os mercados costeiros da África Ocidental, e ovinos, caprinos e camelos do Corno de África para o Médio Oriente. No mercado global de carne, a Namíbia destaca-se como um notável exportador de carne ovina e caprina, ocupando o 10º lugar mundial. O Botswana, a Namíbia e a Suazilândia também exportam quantidades modestas de carne bovina para mercados de alto valor na União Europeia (UE).

Preços de bens e serviços

OS PREÇOS de bens e serviços entre os fornecedores sul-coreanos aumentaram pelo sexto mês consecutivo devido ao preço mais alto dos serviços, mostraram dados do banco central na sexta-feira. O índice de preços ao produtor (IPP) aumentou 0,1% em maio em comparação com o mês anterior, continuando a aumentar desde dezembro de 2023, de acordo com o Banco da Coreia (BOK). Os preços dos produtos agrícolas, pecuários e pesqueiros entre os fornecedores caíram 4,0 por cento em maio, depois de terem recuado 3,0 por cento em abril.

Subsídios para agricultores filipinos

O DEPARTAMENTO de Agricultura das Filipinas distribuiu um subsídio total de P362 milhões a cerca de 21.000 agricultores da região para se recuperarem do surto de Peste Suína Africana (PSA). Durante o Kapihan sa Bagong Pilipinas na cidade de Davao, o Diretor Executivo Regional do DA XI, Macario Gonzaga, disse que os agricultores, que são membros das 70 cooperativas e associações de agricultores (FCA), receberam uma doação de fundos no âmbito da Produção Nacional de Suínos e Iniciativas para a Recuperação e Projeto de expansão (INSPIRE). Cada grupo de agricultores beneficiário recebeu pelo menos P5 milhões de fundos para a construção de instalações suínas bioprotegidas e para a aquisição de suínos e rações iniciais.

Setor avícola da Malásia

O GOVERNO do estado de Johor, na Malásia, em parceria com a Malaysia Productivity Corporation (MPC) e agências federais, está a trabalhar para melhorar a eficiência do desenvolvimento moderno de explorações avícolas através de reformas regulamentares, informou o New Straits Times. Johor é o maior produtor de carne de aves da Malásia, contribuindo com 30% da produção total do país. O MPC destacou que os desenvolvimentos atuais trazem várias questões e desafios emergentes que precisam de ser abordados de forma eficaz. Atualmente, 75% das granjas de frango em Johor ainda são gerenciadas em sistema aberto, resultando em baixa produtividade.

Gripe aviária no Canadá

AS MEDIDAS para prevenir a propagação da gripe aviária no Canadá parecem estar funcionando por enquanto, sem relatos da cepa H5N1 altamente patogenética no abastecimento de leite do país até o momento. Os resultados de um programa nacional de testes conduzido pela Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA), divulgado em 18 de junho, não mostraram evidências de gripe aviária altamente patogênica (GAAP) no abastecimento de leite do país. “O leite e os produtos lácteos vendidos comercialmente permanecem seguros para consumo”, afirmou um comunicado da CFIA e da Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC). Observou-se também que mesmo que fossem encontrados vestígios do vírus, o processo de pasteurização os teria tornado inofensivos.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading