Abiarroz: Acordo Mercosul-UE representa avanço para economia brasileira

abiarroz-logo 11 4 19

Embora tenha ficado distante da expectativa da cadeia produtiva orizícola, o acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia, assinado na sexta-feira (28), representa um avanço para a economia brasileira, o que deverá trazer benefícios para o agronegócio, avalia a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz).

Em nota, a entidade diz acreditar que, por sua importância, o acordo poderá contribuir para que o Brasil e o Mercosul estabeleçam novas alianças com outros parceiros. A Abiarroz espera ainda que nos futuros pactos comerciais a cadeia do arroz seja incluída de forma mais substancial, com maior perspectiva de negócios.

A expectativa do setor era a de que o Mercosul tivesse uma cota de cerca de 400 mil toneladas/ano de arroz livre de tarifa para exportar à União Europeia. No entanto, segundo a Confederação dos Moinhos Arrozeiros do Mercosul (Conmasur), a cota negociada foi de 60 mil toneladas/ano.

A Abiarroz também cumprimenta os ministros Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) pelo empenho que demonstraram para que o acordo fosse assinado.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: