Agropecuária

Gil Reis | Agro & Cia

Reino Unido: produtores de ovos incentivam produção de carne bovina

 A Farmlay Eggs, uma das maiores produtoras de ovos da Escócia, recebeu membros do Parlamento Escocês (MSPs) e vereadores em sua fazenda para uma discussão aberta sobre o estado atual da agricultura escocesa. A visita fez parte da campanha “Meating Our Potential” (Conhecendo Nosso Potencial) da Quality Meat Scotland (QMS). A campanha tem como objetivo incentivar os produtores de carne bovina da Escócia a adicionarem pelo menos duas vacas a mais ao seu rebanho a cada ano, para ajudar a garantir que o fornecimento de carne bovina seja suficiente para atender à demanda crescente dos consumidores. Embora seu foco principal sejam os ovos, a Farmlay também administra uma crescente operação de criação de gado bovino, que foi recentemente ampliada com 20 vacas.

 Espanha: peste suína africana detectada após 31 anos

A peste suína africana foi detectada em dois javalis perto de Barcelona, ​​informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira, marcando a primeira vez que o vírus foi confirmado no país desde 1994. O vírus altamente contagioso – inofensivo para humanos, mas com alta taxa de mortalidade entre porcos e javalis – pode ter um impacto significativo no setor suíno da Espanha, o maior da UE, disseram autoridades. Oscar Ordeig, ministro da Agricultura do governo catalão, afirmou que o impacto econômico do vírus pode ser “grande”, mas destacou a resposta rápida. Os javalis foram encontrados mortos, a um quilômetro (0,6 milhas) de distância um do outro, na quarta-feira, perto do campus da Universidade Autônoma de Barcelona. Protocolos foram ativados para controlar a disseminação, incluindo a suspensão das exportações de carne suína e produtos derivados, disseram autoridades catalãs em coletiva de imprensa.

União Europeia tem queda na produção de carne bovina

Segundo dados da Comissão Europeia, a produção de carne bovina na UE, no acumulado do ano (janeiro a agosto), diminuiu 4% (169 mil toneladas) em relação ao ano anterior, totalizando 4,1 milhões de toneladas. Entre os principais países produtores, a Holanda registrou a queda mais acentuada, de 11% (31 mil toneladas), para 255 mil toneladas, seguida pela Alemanha, com uma redução de 8% (50 mil toneladas), para 607 mil toneladas. A produção da França, maior produtora da UE, caiu 3% (26 mil toneladas), para 832 mil toneladas. A produção total de carne bovina na UE caiu para 1,2 milhão de toneladas, uma diminuição de 5%. A Irlanda registrou uma queda significativa (15%), a maior entre os principais países produtores. O número total de bovinos abatidos diminuiu 6%, para 3,8 milhões de cabeças.

Surtos de gripe aviária provocam abates em massa de aves

Um surto incomumente precoce de gripe aviária na Europa e na América do Norte está causando o abate em massa de aves domésticas, aumentando as preocupações com a segurança alimentar e surtos generalizados em aves selvagens, com a Ásia registrando casos limitados, exceto por picos severos no Camboja. Um surto incomumente precoce de casos de gripe aviária, afetando um grande número de aves selvagens e granjas avícolas na Europa e na América do Norte, está aumentando as preocupações com a repetição de crises anteriores que levaram ao abate em massa e à disparada dos preços dos alimentos. A gripe aviária altamente patogênica, comumente chamada de gripe das aves, levou ao abate de centenas de milhões de aves de criação nos últimos anos, interrompendo o abastecimento de alimentos e elevando os preços. Infecções em humanos continuam sendo raras. Embora os surtos normalmente atinjam o pico no outono do hemisfério norte, quando as aves migratórias voam para o sul, eles apareceram mais cedo e em maior número na Europa e nos EUA, afetando tanto aves selvagens quanto aves domésticas.

China proíbe importação de carne suína da Espanha

A China proibiu a importação de carne suína da província de Barcelona depois que a Espanha detectou seu primeiro caso de peste suína africana em três décadas, em dois javalis encontrados mortos na região, segundo um documento da alfândega chinesa visto pela Reuters. O surto do vírus, cuja última ocorrência na Espanha datava de 1994, coincide com os esforços espanhóis para conquistar a simpatia de Pequim e ganhar participação no mercado de carne suína, e após a China ter imposto tarifas sobre a carne suína da UE durante uma investigação antidumping. Um registro separado no banco de dados da Alfândega mostrou que a China também suspendeu as importações de carne suína de frigoríficos na área afetada, pertencentes a 12 empresas, incluindo as grandes exportadoras Costa Food Meat e Matadero Frigorifico Avinyo.

Filipinas aprova 13 empresas chilenas para importar carnes

O secretário de Agricultura, Francisco P. Tiu Laurel Jr., aprovou o credenciamento de três anos de 13 empresas chilenas para exportar carne bovina, suína e de frango para as Filipinas, uma medida vista como uma forma de diversificar ainda mais as fontes de alimentos do país em meio a persistentes dificuldades de abastecimento e doenças no gado. O credenciamento, válido até 2028, permite que as empresas enviem não apenas carne, mas também vísceras, gorduras animais e outros subprodutos. O secretário Tiu Laurel afirmou que a aprovação ocorreu após um pedido do governo chileno e uma missão de inspeção do Departamento de Agricultura (DA) ao Chile em junho. A equipe avaliou os serviços veterinários, os sistemas de saúde animal e os controles de segurança alimentar do país como parte do processo de credenciamento para estabelecimentos estrangeiros de processamento de carne. O chefe do Departamento de Agricultura afirmou que a missão constatou que o Chile estava em conformidade com os padrões da Organização Mundial de Saúde Animal, enquanto as 13 empresas atenderam aos requisitos filipinos de quarentena e inspeção de carne.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading