Mato Grosso inaugura sexta-feira primeira usina de etanol de milho de país

milho 5

O Brasil inaugura nesta sexta-feira (11) sua primeira usina de etanol produzido exclusivamente de milho. O empreendimento da FS Bioenergia fica em Lucas do Rio Verde (MT) e recebeu investimentos de R$ 450 milhões. A previsão da FS Bioergia – joint venture entre a brasileira Fiagril e a gestora americana Summit Agricultural Group – é que a usina produza inicialmente 240 milhões de litros por ano, com um consumo de 600 mil toneladas de milho.

Além de etanol, a usina deverá produzir 180 mil toneladas de farelo, 6 mil toneladas de óleo de milho e energia. A aposta no novo empreendimento do agronegócio do Brasil, tradicional produto de etanol feito de cana-de-açúcar, foi impulsionada pelo crescimento contínuo das safras de milho, que deve ficar em torno de 100 milhões de toneladas no ciclo 2016/2017. Só Mato Grosso deve ser responsável por quase 30 milhões de toneladas.

A usina vai aproveitar parte do milho excedente no estado para fazer etanol. O maior volume da safra ainda é destinado à produção de proteína animal, óleo e farelo nos mercados interno e externo.

Na avaliação de setores do agronegócio, a inauguração da usina deverá ajudar a fortalecer os preços do milho na região, incentivar produtores e promover a integração com outras cadeias (proteínas, por exemplo). A expectativa é que o empreendimento venha a estimular o surgimento de novas usinas e a adoção de políticas voltadas à produção de biocombustíveis.

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: