Comissão da Câmara dos Deputados debate agricultura de precisão nesta quinta

samuel vasconcelos

O cenário da agricultura de precisão no Brasil será debatido nesta quinta-feira (10), a partir das 10h, durante audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Hoje, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre 60% e 70% dos produtores brasileiros usam algum tipo de tecnologia na gestão de suas propriedades.

O requerimento para audiência foi apresentado pela deputada Tereza Cristina (líder do PSB) e pelo deputado Adilton Sachetti (PSB/MT) ao presidente da comissão, deputado Sérgio Souza (PMDB/PR). O tema é “Agricultura de Precisão – uma forma racional de produzir alimentos com sustentabilidade e competitividade”.

Representantes da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Prestadores de Serviços em Agricultura de Precisão (ABPSAP) e da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) devem participar da reunião.

tereza cris

Atualmente, a agricultura de precisão é mais empregada no país nas lavouras de grãos, com maior expressão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Trata-se de um sistema de gestão da produção que contribui para sustentabilidade e a competitividade da agricultura”, diz o coordenador da CBAP, Fabrício Juntolli.

“É um elenco de tecnologias e procedimentos utilizados para que as lavouras e os sistemas de produção sejam otimizados, tendo como elemento chave o gerenciamento da viabilidade espacial da produção e dos fatores nela envolvidos”, diz a justificativa apresentada pelos deputados para propor a audiência.

De acordo com o texto, as ferramentas e tecnologias da agricultura de precisão permitem o uso racional dos insumos agrícolas, garantindo a redução dos impactos negativos ao ambiente decorrentes da atividade agropecuária.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: