O agro não suporta mais tanto imposto

jeferson rocha andaterra camara elio rizzo 9 319.JPG
Jeferson Rocha (C), diretor jurídico da Andaterra – Elio Rizzo/AGROemDIA

Jeferson Rocha*

Você compra um trator e 43% é tributo. Compra um utilitário para fazenda, 57% é tributo. Você compra diesel paras máquinas, 45% é tributo.

Vai pagar a conta de luz, 40% é tributo.

Não dá mais. Ninguém aguenta sustentar Incra, Funai, Conab, Mapa… Sem contar as estatais EBC, EPE, EPL, Gaspetro… É um aparato estatal corrupto e ineficiente.

Está na hora de reformar para não parar. Ou as reformas passam, ou Brasil vai entrar em colapso.

Redução da carga tributária e extinção das autarquias federais inúteis, além da privatização de estatais, portos e rodovias é algo fundamental.

Este é o Brasil que queremos. Menos tributo é mais dinheiro no bolso do produtor para investir, gerar empregos e fazer a roda da economia voltar a girar.

*Diretor jurídico da Andaterra (Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra) e um dos coordenadores do Movimento Brasil Verde e Amarelo**

** O Movimento Brasil Verde e Amarelo, promovido por entidades do agro, como a Andaterra, fará manifestação em defesa das reformas da Previdência e tributária e do pacote anticorrupção, no dia 16 de maio, na AgroBrasília, em Brasília.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: