Distrito Federal cria Fórum Aliança Cerrado

AA cerrado
Preservação do Cerrado é essencial para sustentabilidade do DF – ABr/EBC

Para estimular o debate e propor a integração das políticas públicas e iniciativas sociais destinadas à conservação, à recuperação e ao uso sustentável dos recursos naturais do bioma, o Distrito Federal instituiu o Fórum Aliança Cerrado.

O colegiado é formado por integrantes da administração pública local e federal, além de instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e setor privado. O fórum foi instituído nessa quinta-feira (31), por meio da Portaria nº 82.

“Na agenda ambiental, nada que se faz sozinho é sustentável. Não basta ter lei, projeto, recurso. É preciso ter parcerias”, destacou o secretário do Meio Ambiente do DF, André Lima.

De acordo com Lima, o grupo já ajudou, por exemplo, a aprimorar a política voltada à compensação florestal do DF e a definir os critérios para um edital de recuperação do Cerrado, que será lançado.

No ano passado, foi publicado o Decreto nº 37.646, de 20 setembro de 2016, que define o Programa de Recuperação do Cerrado no DF — Recupera Cerrado, uma das principais frentes de atuação do fórum.

O secretário lembra ainda que a publicação é um dos atos ligados à Virada do Cerrado, que ocorrerá desta sexta-feira (1º) até domingo (3), com ações de conscientização ambiental em 25 regiões administrativas.

O fórum é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, e o Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses) atua como secretaria executiva. A estrutura é organizada em grupos de trabalho.

Acordo de Reciprocidade

A portaria também traz em anexo o Acordo de Reciprocidade Multilateral Aliança Cerrado. Trata-se de um compromisso que as instituições assumem para fazer com que a aliança cumpra seus objetivos.

O grupo de trabalho Recupera Cerrado foi o início do atual Fórum Aliança Cerrado. Criado em 2015, teve o papel de levantar demandas e contribuições para a revisão da legislação distrital sobre a recuperação do Cerrado no DF e subsidiar a formulação de políticas públicas capazes de promovê-la. O grupo culminou no acordo de reciprocidade multilateral.

Da redação, com Agência Brasília

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: