Na primavera, agricultores plantam as principais culturas de verão

soja _ rs
Principal cultura do país, soja começa a ser semeada na primavera – RS.GOV.BR

A primavera chegou e vai até 21 de dezembro. O período coincide com o início do plantio das principais culturas de verão, como a soja, no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña no final da estação. O La Niña provoca intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste.

De acordo com o Prognóstico Climático de Primavera do Inmet, caso o fenômeno La Niña se confirme, ele “provavelmente será de curta duração”.

Ainda segundo o órgão, nos próximos três meses, poderão ocorrer chuvas fortes com rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo na Região Sul.

Região Norte

Os modelos climáticos indicam que a Região Norte deve apresentar forte variabilidade espacial na distribuição de chuvas, com significativa probabilidade de áreas com chuvas dentro da faixa normal ou acima, exceto nas áreas do sudeste do Pará e Amazonas.

Região Nordeste

A previsão do Inmet indica o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas abaixo da média durante a estação. As temperaturas estarão mais elevadas sobre a região sul do Maranhão e do Piauí e oeste da Bahia.

Região Centro-Oeste

A previsão é de alta probabilidade de ocorrência de chuvas acima do normal em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, devido à formação de sistemas de baixa pressão atmosférica, que geralmente estão associados à ocorrência de chuvas regulares e intensas. Nas demais áreas, os acumulados de chuva permanecerão abaixo da média.

Região Sudeste

A previsão para os próximos três meses indica que devem permanecer áreas com chuvas dentro da faixa normal ou acima nesta estação, exceto em algumas áreas de Minas Gerais e São Paulo. As primeiras chuvas geralmente ocorrem na segunda quinzena de setembro sobre a área central do Brasil, mas as previsões de curto prazo indicam tendência de atraso no início do período chuvosa. As temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região no mesmo período.

Região Sul

As chuvas devem ficar acima ou dentro da faixa normal nos três estados da região. Devem predominar áreas com temperaturas dentro da faixa normal.

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: