DF: Agricultura apreende mais de 800 quilos de queijo sem refrigeração

aaa apreensao queijo
Divulgação – Seagri/DF

Mais de 800 quilos de queijos foram apreendidos pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, numa operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-040, nas proximidades de Luziânia (GO). Além de estar sendo transportado em refrigeração, o produto não tinha selo de inspeção. O produto foi levado para uma câmara fria da secretaria e aguarda avaliação técnica.

Os dois homens que estavam no veículo fiscalizado disseram que só faziam o transporte da mercadoria. Um terceiro homem se apresentou e garantiu ser dono dos queijos. Ele foi notificado por transporte inadequado de produtos alimentícios.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Trânsito de Produtos Agropecuários, Fábio Azevedo, as operações são montadas em horários diversos nas estradas. Mesmo com efetivo pequeno, ele garante que o trabalho tem surtido efeito.

Segundo o gerente, produtos lácteos transportados fora de refrigeração têm considerável aumento de fungos, bactérias e coliformes fecais. “Por isso, o governo de Brasília desenvolve ações para inibir qualquer irregularidade sanitária em trânsito.”

Se estiverem contaminados e forem consumidos, esses alimentos podem causar infecções intestinais gravíssimas, alertou Azevedo. “Produtos clandestinos que não tenham passado por uma adequada pasteurização podem transmitir doenças de animais para os humanos, como tuberculose e brucelose.”

A apreensão ocorreu nessa quinta-feira (21).

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: