Pecuaristas querem mais concorrência no setor de processamento de carnes

aaa car senado
Em comissão do Senado, pecuaristas criticam ação do BNDES – Geraldo Magela/Ag.Senado

Pecuaristas e senadores querem a entrada de pequenos e médios frigoríficos no mercado para reduzir a concentração e melhorar a concorrência no setor de carnes. A posição foi manifestada durante audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, presidida pelo senador Ivo Cassol (PP-RO).

De acordo com os participantes da reunião, na última década, a intervenção do BNDES financiou a compra de estabelecimentos menores por grandes frigoríficos e estimulou a criação das chamadas campeãs nacionais na indústria de processamento de carnes e derivados.

“O caso mais notório de grandes empresas beneficiadas pela política de empréstimos subsidiados do governo é o da JBS”, lembrou o senador Wellington Fagundes (PR-MT), durante a reunião, nessa terça-feira (12).

Para o parlamentar mato-grossense,  conceder empréstimos a juros subsidiados a grandes frigoríficos acabou por prejudicar a rentabilidade dos produtores e por causar o fechamento de postos de trabalho em vários pequenos e médios municípios no interior do Brasil.

Os criadores de bovinos, aves, suínos, ovinos e caprinos afirmaram que há muitos produtores e poucas indústrias, o que facilita a combinação de preços pelos compradores.

O representante do Sindicato Rural de Cuiabá (MT), Jorge Miranda, lembrou que a recente crise no setor afeta toda a cadeia de compra e venda de gado. Ele disse que, apesar dos esforços para melhorar a produtividade, no Mato Grosso existem 16 plantas frigoríficas paralisadas e os criadores dependem da empresa JBS.

“Hoje o estado do Mato Grosso é refém de um grupo econômico. Temos rezado inclusive para que esse grupo continue de pé e tenha a sua saúde financeira inabalada. Por quê? Porque 50% dos abates estão na mão da JBS. A nossa capacidade de dependência dessa indústria é muito grande”, assinalou.

Da redação, com Agência Senado

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: