Câmara dos Deputados debate efeitos dos agrotóxicos na saúde humana

O impacto dos agrotóxicos na saúde humana será debatido durante audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (26), em Brasília. Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo.
Autor do requerimento para realização da audiência, o deputado Padre João (PT-MG) diz que o agrotóxico
visa alterar a composição da flora ou da fauna para preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos.
“O uso dessas substâncias tem potencial de causar efeitos nocivos em humanos e de provocar contaminação de solos e águas”, ressalta Padre João.
Segundo o deputado, a necessidade de aumentar a produtividade para atender à demanda internacional tem sido um dos principais fatores para o crescimento do uso de agrotóxicos nas plantações brasileiras.
“O risco para os trabalhadores da lavoura é ainda maior, por terem contato direito com os produtos e nem sempre estarem proteção adequada”, acrescenta o parlamentar.
Entre os convidados da audiência estão a pesquisadora Karen Friedrich, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz, e representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), do grupo de estudo de saúde e trabalho rural da Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.