CPMI da JBS deve ter romaria de depoentes nos próximos dias

O Congresso Nacional se prepara para uma romaria, nos próximos dias, de acusadores e acusados envolvidos com a Operação Lava Java. A CPMI da JBS quer ouvir o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o ex-braço direito dele no comando do Ministério Público Federal, o procurador Eduardo Pelella, e os irmãos Joesley e Wesley Batista, controladores da holding J&F, dona do grupo JBS. Além dos quatro, a lista de convocados e convidados da CPMI tem 13 nomes.
Os senadores e deputados convidaram Janot e Pelella para que expliquem as circunstâncias das negociações sobre acordos de delação premiada celebrados com Joesley e Wesley Batista. Já os dois irmãos foram convocados a depor à CPMI, assim como o ex-procurador Marcelo Miller e o procurador Ângelo Goulart Villela. Eles são suspeitos de atuar a favor do grupo J&F quando trabalhavam na equipe de Janot.
O convite não implica em comparecimento obrigatório, ao contrário da convocação. Mas os integrantes da CPI, entre os quais o presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), um dos autores do requerimento de convite a Janot, deixaram claro que o não comparecimento pode acarretar convocação dos depoentes.
Além dos donos da JBS, foram convocados os executivos do grupo J&F Ricardo Saud, Valdir Aparecido Boni, Francisco Assis e Silva, Florisvaldo Caetano de Oliveira, Fábio Chilo e Demilton Antônio de Castro. Também foi convocado Willer Tomaz de Souza, advogado da JBS. A CPMI também aprovou a convocação do ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho.
A CPMI aprovou ainda requerimento para que prestem depoimento os delegados da Polícia Federal responsáveis por investigações relativas à JBS nas operações Bullish, Greenfeld, Sepsis, Cui Bono, Carne Fraca e Tendão de Aquiles. Os nomes dos delegados deverão ser indicados pelo diretor da PF.
Convocados
– Marcelo Miller, ex-procurador da República
– Ângelo Goulart Villela, procurador da República
– Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES
– Joesley Batista, controlador do grupo J&F
– Wesley Batista, controlador do grupo J&F
– Ricardo Saud, Valdir Aparecido Boni, Francisco Assis e Silva, Florisvaldo Caetano de Oliveira, Fábio Chilo e Demilton Antônio de Castro, executivos da JBS
– Cláudia de Azevedo Santos, funcionária do BNDES
– José Cláudio Rego Aranha, ex-diretor do BNDES
– Florisvaldo Machado, inspetor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Convidados
– Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República
– Eduardo Pelella, procurador da República
– Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal
– Jorge Hereda Fontes, ex-presidente da Caixa Econômica Federal