Agricultura familiar participa da maior feira de alimentação da América Latina

licores agricultura familiar
Cooperativas brasileiras vão expor licores de frutas amazônicas na feira – Dinho Souto/Sead

A agricultura familiar brasileira participará, de quarta (27) até sexta-feira (29), da Expoalimentaria 2017, em Lima (Peru). Oito cooperativas representarão o setor na exposição, considerada a maior do ramo de alimentação e bebida da América Latina.

A participação na feira é uma oportunidade para a agricultura familiar cooperativista conquistar reconhecimento para seus produtos e aumentar a presença no mercado latino e mundial.

As cooperativas mostrarão seus produtos e promoverão degustações no estande Brazil – Family Farming. A feira reúne exportadores dos cinco continentes. Em 2016, cerca de 45 mil pessoas visitaram seus mais de 600 expositores.

“Trabalhamos com produtos não convencionais da Amazônia. Poder apresentar essa novidade ao mercado internacional é maravilhoso. Estou confiante que abriremos novos caminhos”, diz a agricultora Hortência Osaqui.

Ela vai expor no Peru as iguarias paraenses, como o bacuri, açaí, buriti, jambo e muruci. Essas frutas são transformadas, na Fazenda Bacuri, em mais de 10 tipos de geleias, licores e polpas concentradas.

Café orgânico

Outra atração da agricultura familiar brasileira na Alimentaria será o café produzido pela Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam). O Café Familiar da Terra – Orgânico Feminino é plantado no Sul de Minas Gerais.

“A expectativa é que possamos fechar futuras negociações e novas prospecções. Precisamos fortalecer a nossa comercialização e o campo internacional é uma grande oportunidade para o reconhecimento do nosso produto”, ressalta Daniel Penha da Silva, gerente-geral da Coopfam.

Também participam do evento a Associação dos Agricultores Familiares do Alto Urupadi, com guaraná orgânico; a Agroverde, levando a mandioca, banana passa e cachaça; a Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense; a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre, com o arroz; o projeto RECA, com palmito de pupunha, açaí e cupuaçu orgânicos; e a Aprag 05, com balas de mel, leite e manteiga orgânicos.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta