Agricultura familiar encaminha negócios de R$ 9 milhões em feira internacional no Peru

Cerca de R$ 9 milhões em negócios prospectados. Este é o resultado que a agricultura familiar brasileira trouxe da Expoalimentaria, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, realizada de quarta (27) até sexta-feira (29), em Lima (Peru).
Importadores chineses, peruanos, norte-americanos e suecos, entre outros, mostraram interesse nos produtos expostos no estande Brazil – Family Farming, coordenado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).
O arroz foi o produto brasileiro mais procurado na feira. Produtoras e comercializadoras do cereal, a Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Coopersulca) e a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap) prospectaram negócios de R$ 6 milhões para os próximos 12 meses.
“Temos um possível comprador peruano que fizemos contato na feira do ano passado e, nesta edição, estreitamos os laços. A expectativa é de 25 toneladas de arroz polido convencional”, disse o vice-presidente da Coopersulca, Marcos Rosso, ao citar um dos negócios encaminhados na Expoalimentaria.

Bacuri no mercado internacional
Outro produto que ganhou destaque internacional foi o bacuri. Segundo Hortência Hosaqui, representante da Fazenda Bacuri, foram mais de 20 contratos prospectados. “Uma empresa multinacional quer levar duas toneladas do bacuri desidratado para os Estados Unidos. Ter a certificação orgânica e a garantia de ser um produto da agricultura familiar fizeram toda a diferença”, ressaltou.
Confeitarias e mercados peruanos encontraram nas balas de mel o diferencial para alavancar o segmento. “Mercados que distribuem guloseimas em aeroportos e grandes estabelecimentos também se interessaram pelo nosso produto porque ele é orgânico”, acrescentou.